Confira a reportagem em vídeo do Paraná TV

CARREGANDO :)
Veja também
  • IML volta atrás e confirma morte por hipotermia em homem encontrado no Sítio Cercado
  • Frio pode ter causado a segunda morte no Paraná
  • Fim de semana será chuvoso e gelado na região de Curitiba

O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação, que estava sendo realizado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foi cancelado neste sábado (17) em razão do frio. Durante o dia, 11 crianças passarem mal. Segundo reportagem do Paraná TV 2ª Edição, pelo menos cinco apresentaram quadro de hipotermia – quando a temperatura do corpo fica abaixo do normal.

Publicidade

Até as 12 horas, o aquecimento da piscina não estava funcionando, pois os equipamentos que esquentavam a água haviam congelado. Além disso, a área onde foram realizadas as provas é semicoberta, e o ar fio circulava pelo local.

No período da tarde a competição, que reunia 500 atletas de todo o país, continuou. Os equipamentos que mantinham a temperatura da água foram consertados, a área foi isolada com lonas plásticas e aquecedores de ar a gás foram instalados. De acordo com o secretário de esporte do município, Marcio Ferreira, não era esperado um frio tão grande quanto o que houve. "As atitudes necessárias já foram tomadas e a competição transcorre normalmente, dentro das normas técnicas", afirmou em entrevista ao Paraná TV.

Mesmo assim, mais seis atletas teriam passado mal. Todos foram atendidos na hora, e liberados em seguida. "O risco é de um atleta ter uma parada cardíaca", explicou o médico Moisés Carvalho. A organização do evento optou, então, pelo cancelamento das provas.