i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Democracia

Candidatos do Colégio Estadual expõem propostas

  • PorPaola Carriel
  • 09/09/2010 21:05
Professores e funcionários do Colégio Estadual ouvem as propostas dos candidatos | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Professores e funcionários do Colégio Estadual ouvem as propostas dos candidatos| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Os candidatos à direção do Colégio Estadual do Paraná apresentaram ontem a funcionários e professores propostas de gestão. A eleição ocorre na próxima terça-feira, dia 14, e deve mobilizar cerca de 5 mil pessoas entre alunos, pais, docentes e demais profissionais. Este é o primeiro pleito desde 1964. A partir deste ano, interventores passaram a ser nomeados pelo Executivo. Em julho o governador Orlando Pessuti (PMDB) sancionou a lei que permite a realização de eleição no CEP, maior colégio do estado. Durante a manhã e tarde de hoje é a vez dos estudantes sabatinarem os concorrentes.

O mandato do vencedor será de um ano e em 2011 as eleições seguirão o mesmo calendário das demais escolas estaduais. O CEP era administrado de forma diferenciada porque os diretores têm autonomia para gerir o orçamento da escola, que passa de R$ 10 milhões anuais. Há três anos um amplo movimento de docentes, estudantes e funcionários reivindicava a mudança.

O clima no colégio é de esperança. Entre os professores a expectativa é que a ampliação da participação da comunidade escolar ajude a resgatar do passado a excelência do CEP. A comissão eleitoral organiza os debates e o objetivo é que as duas chapas tenham condições semelhantes na hora de fazer a campanha.

Chapas

As duas chapas que concorrem à direção são encabeçadas por professores que já atuaram na vice-direção do Colégio. Na chapa 1, "Democratizando o CEP", o candidato a diretor é o atual diretor auxiliar do turno da tarde, Enzo Aparecido de Souza. Na chapa 2, "Novos tempos", a candidata Tânia Maria Acco atuou como diretora auxiliar da manhã entre os anos de 2004 e 2007.

Na pauta dos dois está a defesa da democracia para administrar a escola. "Se ganharmos, as decisões mais importantes serão tomadas de forma coletiva", garante Tânia. Já Souza afirma que irá fortalecer instituições como o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Para Souza, que é professor de Matemática, as maiores demandas do CEP são mais participação democrática e melhoria na estrutura física. "Melhorar o ensino significa prosperar o conjunto. É algo constante." A professora de Língua Portuguesa Tânia Acco argumenta que o próximo diretor precisa entender a realidade atual do colégio, composto por três grandes áreas: ensino fundamental, médio e profissionalizante.

Ganho democrático

A professora de Teatro Raquel Mastey acredita que a eleição mostra a existência de candidatos interessados e qualificados dentro da comunidade escolar. "Sai a figura do interventor", diz. Robson Goievski, docente de Filosofia, afirma que ter pessoas de dentro do colégio disputando traz democracia ao processo. "Estamos dialogando com nossos pares."

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.