• Carregando...
Animais ficavam confinados em gaiolas de madeira na garagem da casa | Marco André Lima/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Animais ficavam confinados em gaiolas de madeira na garagem da casa| Foto: Marco André Lima/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Canil irregular com 122 cães foi descoberto em setembro

A Prefeitura de Curitiba descobriu 122 cachorros em um canil irregular no bairro Boa Vista, em Curitiba no fim de setembro. Após a descoberta surgiu um impasse sobre o destino dos cães que foi parar na Justiça. A Justiça entendeu que, como a proprietária do canil também é dona dos animais, ela é a responsável por seu encaminhamento a locais adequados até que o próprio estabelecimento seja regularizado – ou seja, que disponha de um veterinário. Quando isso acontecer, os cães poderão retornar ao lugar de origem.

Leia a matéria completa.

  • Animais resgatados serão encaminhados para um abrigo temporário, em São José dos Pinhais, e depois encaminhados para adoção
  • Cachorros foram examinados para verificar o estado geral de saúde
  • Outro canil clandestinofoi fechado em outubro no bairro Cajuru, em Curitiba. Cerca de 40 cães estavam em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem. Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado

Um canil clandestino foi fechado nesta quarta-feira (23) em uma ação conjunta de órgãos de proteção ambiental no bairro Cajuru, em Curitiba. Cerca de 40 cães das raças Poodle, Pinscher, Lhasa apso e Yorkshire estavam em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem. Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado. Eles podem responder pelo caso civil e criminalmente.

Alexander Biondo, diretor do departamento de pesquisa e conservação da fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba acompanhou a operação. Ele conta que uma denúncia foi recebida pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente nesta terça-feira (22). O denunciante levou fotos que comprovavam a aglomeração de cães, criados com fins comerciais.

"Fomos acionados ontem [terça] mesmo para essa ação conjunta. Devido à situação desses animais estamos optando pela retirada deles para encaminhar à adoção. Até que não sejam adotados, eles ficarão em um lar temporário em São José dos Pinhais."

Biondo relata que a operação envolveu ainda a Sociedade Protetora dos Animais e a ONG Salva Bicho. A operação para retirar os cães começou por volta das 9h30, quando essas duas organizações, além da polícia e de membros da Secretaria de Meio Ambiente, saíram em comitiva da delegacia no Bacacheri até o local do canil. A princípio, a retirada dos animais foi pacífica.

"O dono no início não havia consentido, mas acabou aceitando a retirada dos animais. Eles estão em gaiolas minúsculas de madeira, configurando maus-tratos. Eles estão com bastante pulgas, a condição do pelo também não é boa, mas a princípio não estão doentes. Você percebe que eles estavam em um ambiente bastante insalubre, com cheiro forte de ureia".

Após a retirada dos animais, a Delegacia do Meio Ambiente deve encaminhar as informações recolhidas durante as abordagens para encaminhar ao Ministério Público. Uma nova multa pode ser aplicada também pela Secretaria de Meio Ambiente, já que foram encontrados seis filhotes de cães no local. Isso, segundo Biondo, configura a criação de animais para fins comerciais.

Veja fotos do canil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]