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O prazo para a adequação dos engates à resolução 197 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) venceu na última sexta-feira. Em Curitiba, a procura pela capa de cantos arredondados – principal adaptação feita nos modelos de engates atuais – fez formar filas em vários estabelecimentos. A loja Pick Up Total, por exemplo, recebeu mais de 500 pessoas de quinta (véspera do final do prazo) até ontem pela manhã. "Só na manhã de hoje (ontem) foram mais de 100 clientes", diz o proprietário da loja, João Airton Netto.

O movimento nas lojas de acessórios automotivos cresceu tanto que algumas já estão com material esgotado. "Semana passada nosso estoque de capas acabou três vezes. As fábricas não estão dando conta da demanda. Uma semana antes do fim do prazo da resolução atendia cinco clientes por dia, agora são de 50 a 70", conta Fernando Sanches, dono da Multi Turbo e da Casa das Capotas.

O objeto custa de R$ 20 a R$ 30, mas é bom ficar de olho porque a procura já está afetando o preço para distribuidores. "Antes do corre-corre da lei eu pagava R$ 5 por capa, agora já estou pagando R$ 7 e o material está demorando para chegar", conta Marcos de Sena, distribuidor da marca Enforth. Quem precisar comprar o engate completo irá pagar entre R$ 150 e R$ 170.

Fiscalização

Segundo o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a fiscalização com aplicação de multas começa semana que vem. O motorista que for pego com o engate fora das exigências estará sujeito a multa de R$ 127,69, perda de cinco pontos na carteira e retenção do veículo até a regularização.

Pela nova lei, até 31 de julho montadoras e importadores de veículos terão de informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que modelos têm condição de tracionar reboques e a capacidade máxima. A comunicação também deverá constar no manual do proprietário, assim como a indicação dos pontos de fixação do engate traseiro.

A partir de julho de 2008, os equipamentos deverão vir com uma plaqueta com dados do fabricante, modelo de carro a que se destina, capacidade máxima de tração e registro no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

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