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Projeção computadorizada do metrô curitibano: cada composição terá cinco vagões e capacidade para transportar 1.450 passageiros | Divulgação
Projeção computadorizada do metrô curitibano: cada composição terá cinco vagões e capacidade para transportar 1.450 passageiros| Foto: Divulgação

Integração e comércio preocupam entidades

Representantes das entidades que participaram da reunião em que a prefeitura apresentou o projeto do metrô, ontem, revelaram preocupações. O presidente da Fe­­deração do Comércio do Paraná (Fecomercio), Darci Piana, de­­monstrou preocupação com os comerciantes instalados ao longo das canaletas de ônibus – a revitalização desses espaços, com a construção de ciclovias e espaços de convivência, é uma das intenções do projeto. "É preciso conversar para evitar uma repetição da Marechal Floriano, onde o co­­mércio morreu pela falta de estacionamento", afirmou Piana. Ele apoia o a construção do metrô. "O metrô é fundamental para Curi­­tiba. Em razão do volume de veículos na cidade, é preciso viabilizar outra forma de transporte."

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As prefeituras de Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte vão unir forças para tentar garantir que seus projetos de mobilidade sejam contemplados com recursos federais. O objetivo da capital paranaense é obter o repasse de 80% dos R$ 2,25 bilhões (cerca de R$ 1,8 bilhão) necessários à construção da primeira fase do metrô, entre o terminal do CIC-Sul e a Rua das Flores, no Centro, por meio do Plano de Aceleração do Cresci­­men­to (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Os detalhes da "negociação conjunta" não foram especificados, mas o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, faz hoje a primeira reunião com os prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati, e de Belo Horizonte, Mário Lacerda. Eles se encontrarão a partir das 11h30, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Barigui. O resultado da avaliação federal será divulgado em 12 de junho.

Ao todo, nove capitais disputam R$ 6 bilhões a fundo perdido (dinheiro que não precisa ser devolvido) e outros R$ 12 bilhões em financiamentos. Rio de Janeiro, São Pau­­lo, Brasília, Recife, Fortaleza e Salva­dor são as outras interessadas.

Ontem, a prefeitura de Curitiba apresentou o projeto do metrô a entidades da sociedade civil. Como no próximo dia 15 deve haver audiência pública para garantir a Licença Prévia da obra, o objetivo é manter o diálogo aberto com as entidades. "Em nenhum mo­­mento da história, Curitiba esteve tão próxima de ter o metrô. Esta­­mos com o projeto básico concluído e há a intenção de o governo federal financiar obras desse tipo", disse o prefeito Luciano Ducci. Caso a engenharia financeira funcione, a intenção é iniciar as obras em 2012 e terminar em 2016.

Além da tentativa de obter quase R$ 1,8 bilhão, Curitiba espera bancar os 20% restantes – cerca de R$ 400 milhões – com financiamento do governo federal. Ducci disse que a prefeitura não trabalha com a possibilidade de conseguir menos que 80% de recursos a fundo perdido. "É uma discussão subjetiva tratar de outros porcentuais", despistou o prefeito.

Os trunfos são o projeto básico e o processo de licença prévia, que está em andamento. "Há viabilidade econômica e número de passageiros suficiente para instalar o sistema", disse Ducci. Dos cerca de 2,5 milhões de deslocamentos diários em Curitiba, 20% da demanda está no eixo Norte-Sul. Ducci também espera obter isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do governo estadual, o que diminuiria o custo em até R$ 200 milhões.

"Curitiba não pode ser penalizada por ser responsável com seus gastos. Todas as outras cidades do Brasil tiveram o governo federal como parceiro para viabilizar o metrô, nós desejamos o mesmo", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB). Cada carro terá cinco vagões e capacidade para transportar 1.450 passageiros (o equivalente a cinco biarticulados) ao custo de R$ 85 milhões o quilômetro da obra.

Apresentação

O presidente do Instituto de Pes­­quisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, apresentou ontem os 14,2 quilômetros da primeira fase do metrô. Serão construídas 13 estações. O primeiro trajeto, na Região Sul, terá 2,2 quilômetros em superfície; em seguida, serão 7,3 quilômetros em cut-and-cover, com escavações mais rasas que 18 metros; o restante será executado em túneis mais profundos. "Ele vai praticamente dobrar a capacidade, saindo de 16 quilômetros por hora de velocidade média para 35", adiantou Almeida.

O projeto prevê ainda o mesmo valor de tarifa cobrado nos ônibus. Segundo Almeida, o sistema de transporte coletivo já subsidia deslocamentos mais extensos. Ele citou como exemplo o Circular Centro, onde o passageiro segue um itinerário menos custoso do que o usuário do biarticulado. Ambos pagam a mesma tarifa. "Os custos operacionais já são diferentes. Temos exemplos de cidades em que há diferença do preço cobrado, mas nós não pretendemos fazer dessa maneira", diz.

Em relação ao projeto inicial, houve extensão da primeira fase. Antes prevista até a Praça Eufrásio Corrêa, agora a obra deve seguir até a Rua das Flores, próximo ao Paço Municipal. Dois motivos levaram a isso, segundo Almeida: aumentar a cobertura na região central e criar áreas de estacionamento e de manobra no fim da primeira fase.

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