• Carregando...

Reclamações por excesso de barulho são uma das ocorrências mais comuns em Curitiba. Segundo dados da Polícia Militar, no primeiro semestre de 2011 foram registrados 10.524 casos de excesso de barulho, o que equivale a 58 por dia. O crescimento em relação ao mesmo período de 2010 foi de 4%. A maior parte das reclamações ocorre nos bairros. A Rua Isaac Ferreira da Cruz, que passa pelos bairros do Pinheirinho, Sítio Cercado e Alto Boqueirão, é a campeã do barulho.

Segundo a superintendente de controle ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Josiana Koch, as principais queixas ocorrem à noite, por conta de casas noturnas e bares sem vedação adequada. Além disso, eventos religiosos também são alvos de reclamações constantes dos curitibanos. Josiana afirma que a fiscalização é feita de acordo com a demanda. "Temos equipes para atender rotineiramente", afirma. En­­tretanto, o esforço não tem sido suficiente para reduzir o número de ocorrências.

Um dos bairros onde há um número considerável de reclamações é o Centro Cívico. Projetado como uma área de prédios públicos, o bairro recebe diversos eventos oficiais. Contudo, ao mesmo tempo, 4,7 mil pessoas moram no local. A presença de festivais religiosos no Centro Cívico só piorou a situação dos moradores. Alguns deles começam no período da manhã, nos finais de semana, e se estendem por até 12 horas. Quem mora na região reclama que não é mais possível descansar. "O estado entregou a Praça Nossa Senhora de Salete para as igrejas católicas e evangélicas fazerem marchas, cultos e missas. Agora ninguém tem coragem de tirá-los de lá", comenta a jornalista Valéria Prochmann, moradora da região.

Lei do Silêncio

Os limites para o barulho em Curitiba são definidos pela Lei do Silêncio, sancionada em 2002, e variam conforme o horário e o local. Os limites menores estão nas zonas residenciais e ao redor de hospitais e escolas. Alguns setores têm limites intermediários, como o Centro Cívico e o Setor Histórico. Já as zonas de serviço e de indústria apresentam limites mais altos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]