• Carregando...
Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português | Divulgação
Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português| Foto: Divulgação

Em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, a procissão de Corpus Christi começou por volta das 10 horas, após uma missa celebrada pelo frei Daniel Heinzen, no Asilo São Francisco de Assis. Diferente da maioria das cidades que realizam a procissão, as ruas percorridas pelos fiéis não foram decoradas nem enfeitadas. Mesmo assim, cerca de 3 mil pessoas percorreram o Centro da cidade, do asilo até a igreja matriz Santo Antônio de Pádua. Soldados do Tiro de Guerra do Exército controlaram o tráfego de veículos.

Neste ano, além de celebrar a importância do Cristo presente, a procissão de Corpus Christi ganhou um caráter social na cidade. Os altares foram recheados com doações dos fiéis (principalmente alimentos), que depois foram recolhidas e distribuídas às famílias carentes atendidas pelas obras sociais da igreja.

Frei Daniel destacou o evento como uma das mais importantes manifestações da fé católica. "É um momento importante para os católicos, pois a continuidade da presença de Jesus no pão eucarístico transmite-nos a adoração de Cristo, elevação da fé cristã católica", declarou. "Estes alimentos (donativos da comunidade) são um presente às pessoas necessitadas, como o Cristo vivo é na Eucaristia", acrescentou.

A procissão de Corpus Christi em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, envolveu cerca de 20 mil pessoas e também teve um caráter social. Os fiéis acompanharam o bispo diocesano dom Sérgio Arthur Braschi, da frente do Asilo São Vicente de Paulo até a Avenida Benjamin Constant. Durante o trajeto de três quilômetros, cantaram com os padres e ministros da igreja, além de apreciar o tapete decorado pelos paroquianos. Algumas pessoas levaram doações para os vicentinos, que instalaram quatro caminhões ao longo da procissão para receber roupas e alimentos. Os donativos serão entregues a pessoas carentes cadastradas na diocese.

Meio ambiente

Cerca de 15 mil pessoas participaram na tarde de ontem da procissão de Corpus Christi em Cascavel. Neste ano, 15 paróquias participaram da confecção do tradicional tapete decorado com 1.845 metros de comprimento. A cerimônia religiosa partiu da Igreja Santo Antônio até a Catedral Nossa Senhora Aparecida no Centro da cidade. O arcebispo dom Lúcio Baungaertner abriu a procissão. O ato também foi marcado pela distribuição de centenas de mudas de árvores nativas da região, para lembrar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5.

A Amazônia e o Meio Ambiente, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, também ganharam destaque entre os símbolos reproduzidos no tapete confeccionado por fiéis em Foz do Iguaçu. A celebração reuniu cerca 5 mil fiéis e contou com a participação de representantes de dez paróquias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]