• Carregando...
Confira alguns dados sobre o turismo no Paraná |
Confira alguns dados sobre o turismo no Paraná| Foto:

O Paraná recebeu, no ano passado, 8,8 milhões de turistas, que injetaram cerca de US$ 2,2 bilhões na economia. É ainda o 5º estado do Brasil em número de empreedimentos turísticos. Quer tornar as Cataratas do Iguaçu uma das sete maravilhas do mundo. Mas, para melhorar no ranking, ainda precisa investir em uma região pouco explorada por estrangeiros e brasileiros de outras localidades: o litoral, que recebeu, em 2006, apenas 1,6 milhão de turistas – dos quais 86% eram paranaenses.

Para o Ministério do Turismo e agências especializadas, algumas cidades do litoral paranaense já dispõem de infra-estrutura para ser uma forte opção de turismo. O que falta é divulgação. Pensando nisso, o Paraná será o primeiro estado a receber a Caravana Brasil Nacional, evento que pretende tornar conhecidos alguns lugares do país que ainda são aproveitados apenas pela população local. Por aqui, a idéia é divulgar para 11 operadores de turismo de diversas localidades, que estarão na capital paranaense a partir de hoje, as belezas de Paranaguá (sede e Ilha do Mel) e de Morretes. Idealizado pelo próprio ministério, o evento teve a participação da Secretaria de Estado do Turismo, Sebrae e Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa). "Não existe nada melhor do que a velha experiência da degustação. Quando se conhece a matéria-prima que se vende, fica mais fácil divulgar a região e apresentá-la como opção para as famílias brasileiras", explica a coordenadora-geral de Segmentação do ministério, Jurema Monteiro. O evento passará ainda neste ano pelo Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Em Curitiba, a caravana de operadores de turismo se reúne na Universidade Positivo, onde acontece o 10º Seminário Internacional de Turismo, de hoje até sábado. Eles percorrerão os principais pontos de turismo de Curitiba e depois irão ao litoral.

A capital paranaense, no ano passado, recebeu 2,3 milhões de visitantes – 40% deles vieram a negócios. "Temos uma boa rede hoteleira e somos conhecidos porque também temos turismo de lazer para as famílias de empresários", explica a superintendente municipal de Turismo, Vera Andrade. O secretário estadual de Turismo, Celso de Souza Caron, lembra ainda que a cidade é candidata a subsede da Copa 2014, no Brasil.

* * * * *

Serviço

Informações sobre seminário no site www.sit2008.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]