• Carregando...

O carcereiro João Caetano, de 59 anos, sofreu um ataque cardíaco após ser feito refém durante uma rebelião na 54ª. Delegacia Regional de Polícia, em Ivaiporã, Noroeste do Estado. Ele passou mal após ficar duas horas sendo ameaçado com uma faca no pescoço pelos detentos.

De acordo com o delegado Osnildo Carneiro Lemes, após negociação com os presos, João foi liberado e encaminhado para o Hospital Municipal de Ivaiporã, onde foi medicado e passa bem.

O motim iniciou no final da tarde de terça-feira (28), quando oito presos de uma cela fizeram o carcereiro de refém. Eles exigiam remoção para uma penitenciária e fim da superlotação. Segundo Lemes, a carceragem da delegacia tem espaço para 30 pessoas, mas está com 99 detentos. "Tem cela que cabem apenas quatro pessoas e tem 12", relata.

A rebelião foi contida e os oitos detentos foram autuados em flagrante por cárcere privado, agravado pelo estado de saúde da vítima. "Nesse caso a pena varia entre dois e oito anos", explica Lemes.

O delegado está negociando a remoção dos detentos para uma penitenciária estadual. "Entramos em contato com a Vara de Execuções Penais de Londrina e esperamos que a situação seja amenizada em breve", afirma.

Há cerca de 20 dias, detentos fugiram da delegacia por um buraco na laje de uma das celas. Nove pessoas conseguiram sair, mas a polícia conseguiu recuperar três. "É uma tragédia anunciada. Enquanto a situação das penitenciárias e carceragens não mudar, fugas e rebeliões continuarão existindo", diz o delegado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]