• Carregando...
Em Matinhos o mar está revolto por conta do clima, as ondas quase alcançam as calçadas da orla. A chuva que cai na cidade desde sábado afugenta foliões e turistas | Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Em Matinhos o mar está revolto por conta do clima, as ondas quase alcançam as calçadas da orla. A chuva que cai na cidade desde sábado afugenta foliões e turistas| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A chuva que não dá trégua desde a manhã de sábado (14) levou embora a expectativa da Prefeitura de Paranaguá de receber mais de 100 mil visitantes durante o carnaval. Os desfiles dos Blocos Carnavalescos e da Escola de Samba Filhos dos Cartolas, marcados para ontem à noite, foram cancelados.

Em nota, a administração municipal informou que a decisão foi tomada após recomendação da Defesa Civil, baseada em um boletim meteorológico do Simepar que prevê a ocorrência de chuvas intensas na região pelas próximas 60 horas. Em reunião com o secretário de Segurança, Cícero Alves Fernandes, e com o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Guttierrez Júnior, o prefeito Edison Kersten optou por adiar a programação mais aguardada do carnaval. Ainda segundo a prefeitura, o cancelamento foi uma medida de precaução e não houve alagamento nos arredores da Avenida Maximiano da Fonseca, onde acontecem os desfiles.

A programação do carnaval de Paranaguá permanece uma incógnita. No domingo (15) aconteceriam os desfiles das seis escolas de samba que compõem o grupo especial, mas devido à previsão de mais chuva, uma nova reunião deve acontecer durante o dia entre prefeitura e Defesa Civil para avaliar se as apresentações serão mantidas.

Em outras cidades, a chuva prejudicou o movimento, apesar de a programação de carnaval ter sido mantida. Em Matinhos, o trio elétrico fez sua apresentação e levou uma pequena multidão às ruas. Em Antonina, o desfile dos blocos folclóricos aconteceu embaixo de chuva; cerca de três mil pessoas compareceram.

Monitoramento

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Guaratuba e Paranaguá, Paulo Henrique de Souza, quase todos os municípios e balneários do Litoral registraram pontos de alagamento – Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Morretes, Guaraqueçaba –, porém, tão rápido quanto subiu, a água baixou, não provocando maiores estragos. Até o momento, há registro de cerca de 100 pessoas desalojadas em Paranaguá e duas em Matinhos. Não há registro de desabrigados.

Segundo Souza, ao longo do dia a Defesa Civil estadual realizará o monitoramento remoto e in loco em alguns pontos do Litoral onde há previsão de mais chuva. A situação mais delicada acontece na comunidade de Tagaçaba de Cima, em Guaraqueçaba, onde vivem cerca de 25 famílias. A ponte de acesso à localidade está submersa e os moradores estão sem comunicação. Equipes da Defesa Civil devem ir até o local para verificar a situação.

Clima

De acordo com o Instituto Simepar, um sistema de baixa pressão formado na região litorânea de São Paulo associado a uma frente fria que permanece sobre o oceano influencia as condições climáticas no Paraná nesse domingo (15). Desde o início da manhã chove em várias regiões e, no Litoral, há risco de alagamentos e deslizamentos de terra entre a Serra do Mar e as praias. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), até o momento não houve nenhum registro de deslizamento ou alagamento ao longo da BR-277 e da Estrada da Graciosa (PR-410), os dois acessos principais às praias.

Desde sábado (14) ao meio-dia até domingo pela manhã, as estações pluviométricas que monitoram as chuvas no Litoral registram um grande volume de água. Em Guaratuba e Pontal do Sul choveu 68 e 65 milímetros, respectivamente. Em Morretes foram 52 mm e na vizinha Antonina, 33 mm. A chuva mais intensa e praticamente ininterrupta aconteceu em Pontal do Sul, onde choveu 118 mm, e em Matinhos, que registrou 126 mm.

Apesar do céu carregado, as temperaturas não caem muito na faixa litorânea, com máxima de 26°C e mínima de 21°C em toda a região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]