• Carregando...

A Vigilância Sanitária de Curitiba determinou nesta segunda-feira que o supermercado Super Muffato, no bairro Portão, em Curitiba, inutilizasse 45 quilos de carne bovina que estava imprópria para o consumo. É a terceira vez em menos de duas semanas que o estabelecimento é autuado pela Vigilância Sanitária por problemas com carne. Desde 30 de março, duas toneladas de frango e 131 quilos de carne bovina tiveram de ser inutilizados – 45 quilos nesta segunda, 19 quilos na quarta-feira (05) e 67 quilos no dia 30.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a carne apresentava aspectos de deterioramento, com odor forte e coloração escurecida. Além disso, ela estaria sendo moída e misturada a uma de boa qualidade. Já as duas toneladas de frango apreendidas na última quarta-feira estavam impróprias para o consumo porque estavam apenas resfriadas, quando deveriam estar congeladas.

Toda a carne apreendida pela Vigilância Sanitária foi depositada em um contêiner de propriedade do supermercado e, em seguida, inutilizada com o derramamento de um produto de limpeza em cima. O material deve ser encaminhado ao aterro da Caximba.

Do ano passado até esta segunda-feira, a Vigilância Sanitária recebeu 34 denúncias contra o Super Muffato, sendo 15 delas só em 2006. Quatro das denúncias realizadas neste ano são de autoria de um ex-funcionário do supermercado, Rodrigo Santos. Ele afirma que a quantidade de carne apreendida é pouca em relação ao tamanho das irregularidades existentes no supermercado, e dois funcionários do Super Muffato, que não quiseram se identificar, confirmaram as denúncias de Santos, que foi despedido na sexta-feira passada. Segundo a gerência do supermercado, o motivo da demissão foi falta de produtividade. De acordo com o ex-funcionário, a dispensa ocorreu por represália, já que ele teria sido o autor da denúncia e de fotos divulgadas à imprensa sobre os problemas de má conservação da carne.

Nas três autuações, o Super Muffato recebeu um auto de infração que prevê multas que variam entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil. Mas, além da multa, o supermercado não deve sofrer outras penalidades. "Quando o problema é na estrutura física podemos interditar o local, mas quando se trata do produto, a legislação não nos permite nada além de multar", explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Rosana Zappe. O Super Muffato promete recorrer antes de efetuar qualquer pagamento.

Carne não seria vendidaAs três apreensões de carne realizadas no Super Muffato nas últimas duas semanas pela Vigilância Sanitária são injustas, de acordo com a gerência do supermercado. Segundo o Super Muffato de Curitiba, nas três ocasiões em que foi autuado, as carnes inutilizadas não seriam comercializadas e estavam apenas em depósitos para serem jogadas no lixo. "Só não jogamos antes porque há um horário certo para descartar a carne", explicou o gerente Alexandre Alvares. Já as duas toneladas de frango apreendidas na última quarta-feira seriam devolvidas ao fornecedor, mas a Vigilância Sanitária resolveu inutilizá-las imediatamente, segundo Alvares.

Ainda segundo o gerente, a carne não estava nem mesmo estragada. "A carne bovina estava apenas escura porque estava queimada de luz, e o frango estava com uma temperatura de -8 ºC quando devia estar a -12º C, o que é um diferença pequena", explica. "Mesmo assim, essas carnes não seriam comercializadas", garante. De acordo com a gerência do Super Muffato, a partir de agora as carnes que não serão comercializadas serão jogadas fora imediatamente.

Veja na matéria em vídeo como foi a autuação da Vigilância Sanitária

Você já viu ou comprou produtos estragados em outros estabelecimentos? Conte a sua história, ela pode virar matéria

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]