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Veja a nova versão da Nota Verde que avaliou veículos fabricados em 2009 |
Veja a nova versão da Nota Verde que avaliou veículos fabricados em 2009| Foto:

Os 22 veículos fabricados em 2009 que menos emitem poluentes e gases de efeito estufa são flex (movidos a álcool e a gasolina) e ficam nas faixas de potência que vão de 1.0 cm3 a 1.8 cm3. O ranking foi divulgado ontem pelo Minis­­tério do Meio Ambiente. Contém 402 modelos de carros, sendo 343 nacionais e 59 importados.

Somente os carros com opção pelo etanol tiveram a nota máxima (5), já que a emissão do gás carbônico (CO2) por esse combustível é compensada pela absorção do gás feita pela cana-de-açúcar du­­rante o processo de crescimento. Assim, considera-se que o veículo movido a álcool, um combustível renovável, tem suas emissões neutralizadas, norma criada pelo Pai­­nel Inter­­governamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Or­­ga­­nização das Nações Unidas (ONU).

A Nota Verde, instrumento de avaliação criado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sofreu algumas alterações, desde que foi usada pela primeira vez em setembro, para medir as emissões de poluentes dos carros fabricados em 2008. A nova versão, além de medir as emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (NMHC) e óxidos de nitrogênio (NOX) – que causam a poluição do ar –, também mediu as emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Durante a primeira avaliação, havia outro instrumento apenas pa­­ra medir as emissões de CO2, o que gerou confusão entre os consumidores. Enquanto a Nota Verde revelava que os carros movidos a álcool emitiam mais gases poluentes, o indicador de CO2 mostrava que os carros com motor a gasolina contribuíam mais para o aquecimento global. Agora, uma única avaliação é capaz de indicar os carros mais eficientes e que causam menos impacto.

Outra mudança implementada ao modelo de avaliação foi a substituição das notas numéricas por estrelas – de uma a cinco, conceito muito usado pela hotelaria e por outros serviços. "As notas numéricas eram muito difíceis para o consumidor entender. O conceito de cinco estrelas já é bastante difundido e também possibilitou que unificássemos as duas avaliações – a dos gases poluentes e de efeito estufa", explica o coordenador do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama), Paulo Macedo.

Das cinco estrelas, três são relati­­vas aos gases poluentes e duas ao gás carbônico. "Ganham três es­­trelas os modelos que apresentam poluentes abaixo de 60% do limite estabelecido pela legislação. Os veículos que apresentam emissões entre 60% e 80% recebem duas estrelas, já os modelos que es­­tão no limite máximo de 80% ga­­nham uma estrela", explica Macedo.

As outras duas estrelas são referentes às emissões de CO2. Todos os carros com motor flex recebem automaticamente uma estrela porque o etanol é um combustível vegetal e renovável. As próprias plantações de cana de açúcar capturam o carbono da atmosfera, zerando a emissão. Já a segunda estrela é recebida por carros que são eficientes energeticamente, ou seja, seus motores queimam menos combustível. Nenhum carro movido a gasolina recebeu cinco estrelas. Entre os carros que recebem a nota máxima estão o Fiat Idea Adventure, da Fiat, e o Spacefox Route, da Volkswagen. Os 20 carros que receberam nota mínima são movidos a gasolina. Nenhum veículo recebeu nota zero porque todos cumprem a nova legislação, que entrou em vigor em janeiro deste ano.Serviço:

Para acessar a lista completa de carros, acesse www.mma.gov.br.

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