i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Igreja Católica

Como uma carta com críticas ao governo Bolsonaro revelou racha entre bispos brasileiros

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • [29/07/2020] [18:38]
Bispos criticam Bolsonaro
Carta de bispos traz críticas ao presidente. Na foto, Jair Bolsonaro em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro de 2019| Foto: Marcos Corrêa / Presidência da República / Arquivo

Uma carta crítica ao governo Bolsonaro redigida por bispos católicos brasileiros vazou para a imprensa no último domingo (26). O documento fala que “o Brasil atravessa um dos períodos mais difíceis de sua história” e diz que há uma "tensão que se abate sobre os fundamentos da República, provocada em grande medida pelo Presidente da República”.

O documento, intitulado “Carta ao Povo de Deus”, seria analisado pelo conselho permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em uma reunião marcada para o próximo dia 5 de agosto, mas acabou sendo enviado antes para a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, sem a anuência de muitos dos 152 bispos signatários mencionados por reportagens de diversos veículos nos últimos dias.

A carta estava sendo discutida por sacerdotes antes do vazamento. Alguns bispos se manifestaram contrários ao texto em conversas pela internet. Diante disso, um grupo de bispos favoráveis à carta intuiu que o conteúdo dela seria rechaçado pela CNBB, por causa da oposição interna, e decidiu publicá-la antes de receber a autorização.

O gesto de antecipar a publicação foi visto como um ato de deslealdade até mesmo por uma parcela daqueles que haviam assinado o documento. Alguns bispos tinham firmado a carta com a condição de que ela só fosse publicada depois da aprovação do conselho permanente.

Na tarde da terça-feira (28), o conselho permanente da CNBB tinha uma reunião marcada para formular um discurso da instituição sobre esses acontecimentos. Por enquanto, a posição oficial é de que “a carta não foi feita pela CNBB, é uma carta dos signatários” e “não reflete o posicionamento da Conferência”.

A reportagem da Gazeta do Povo buscou contato com alguns dos signatários mencionados pela reportagem da Folha de S.Paulo, como o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, e o arcebispo de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol, mas nenhum deles quis se pronunciar.

O que diz a carta dos bispos

O documento cita diretamente tanto o presidente da República, Jair Bolsonaro, quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes. Indiretamente, faz críticas a diversos setores do governo federal, como os ministérios da Saúde, da Educação e das Relações Exteriores.

Os bispos começam dizendo que se sentem “interpelados pela gravidade do momento em que vivemos” e não têm interesses "político-partidários, econômicos, ideológicos ou de qualquer outra natureza". Afirmam que o Brasil vive um “cenário de perigosos impasses, que colocam nosso País à prova” e que “essa realidade não comporta indiferença”.

Em referência sugestiva à terminologia que costuma ser empregada por católicos em discussões sobre o aborto, os bispos falam que estão agindo “em favor da vida”, principalmente “dos segmentos mais vulneráveis e excluídos, nesta sociedade estruturalmente desigual, injusta e violenta”. “É dever de quem se coloca na defesa da vida posicionar-se, claramente, em relação a esse cenário”, afirmam os bispos.

Os autores da carta também criticam “discursos anticientíficos, que tentam naturalizar ou normalizar o flagelo dos milhares de mortes pela Covid-19” e a “incapacidade e inabilidade do governo federal” em enfrentar as atuais crises.

Atacam também as reformas trabalhista e previdenciária, que, para eles, são “armadilhas que precarizaram ainda mais a vida do povo”. Criticam a liberação do “uso de agrotóxicos antes proibidos” e a falta de controle dos desmatamentos e dizem ser “insustentável uma economia que insiste no neoliberalismo”.

Os bispos também dizem que o governo Bolsonaro se aproxima do totalitarismo e utiliza “expedientes condenáveis, como o apoio e o estímulo a atos contra a democracia, a flexibilização das leis de trânsito e do uso de armas de fogo pela população”.

Indiretamente, citam diversos setores do governo federal ao acusarem “desprezo pela educação, cultura, saúde e pela diplomacia”. Dizem que o governo mostra “raiva pela educação pública”, apela a “ideias obscurantistas” e escolhe a “educação como inimiga”.

Para os bispos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, “desdenha dos pequenos empresários, responsáveis pela maioria dos empregos no País, privilegiando apenas grandes grupos econômicos”. O governo federal, segundo eles, “demonstra omissão, apatia e rechaço pelos mais pobres e vulneráveis da sociedade”.

A última crítica vai para o uso do discurso religioso pelo governo. A religião tem sido usada, de acordo com os bispos, “para manipular sentimentos e crenças, provocar divisões, difundir o ódio, criar tensões entre igrejas e seus líderes”. Eles afirmam que “é perniciosa toda associação entre religião e poder no estado laico”, especialmente “a associação entre grupos religiosos fundamentalistas e a manutenção do poder autoritário”.

Últimos papas alertaram para o risco do clericalismo

A tentativa de clérigos de exercer influência direta sobre os rumos políticos da sociedade, como buscaram os bispos por meio da carta, tem sido criticada pelas próprias lideranças da Igreja Católica nas últimas décadas. Os três últimos papas lançaram alertas contra o risco do clericalismo, isto é, do envolvimento indevido do clero na vida social e política.

Em março de 1992, o papa João Paulo II disse na exortação apostólica Pastores dabo vobis que o serviço do sacerdote, “se quer permanecer fiel a si mesmo, é um serviço excelente e essencialmente espiritual”. Segundo ele, isso precisava ser lembrado por causa das “multiformes tendências a secularizar o serviço do padre”. “O seu serviço não é o do médico, do assistente social, do político ou do sindicalista”, afirmou João Paulo II.

Em entrevista para a edição do jornal O Globo do dia 29 de julho de 1990 – exatos trinta anos atrás –, por ocasião de uma visita sua ao Brasil, o então cardeal Joseph Ratzinger, atual papa emérito Bento XVI, disse que o sacerdote “não deve imiscuir-se em assuntos políticos”, para permitir “a liberdade de opções políticas diversas, que, compatíveis com os fundamentos morais da existência humana, são possíveis”. “O sacerdote deve anunciar o Evangelho e, dessa forma, construir a comunidade da Igreja. Fazendo isso, educa e forma as consciências. Através delas, tem a possibilidade de contribuir para a construção de uma sociedade justa”, afirmou na ocasião.

Já o papa Francisco, em uma homilia pregada no Vaticano em 2019 sobre os bispos da Igreja Católica, disse que “a primeira tarefa de um bispo é rezar”. Ele alertou contra a existência de “grupinhos” que “dividem-se por ideologias” e disse que “quando um bispo se afasta do povo de Deus, acaba numa atmosfera de ideologias que nada têm a ver com o ministério”.

100 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 100 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • L

    Leandro Silva

    ± 17 horas

    INFLUÊNCIA DO CÂNCER QUE SE CHAMA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO! ESSES LOBOS EM PELE DE CORDEIRO(POLITICOS DISFARÇADOS DE SACERDOTES) NÃO REPRESENTAM A IGREJA E NÃO LUTAM EM FAVOR DA IGREJA. A IGREJA ESTA PARA AJUDAR O HOMEM NO SEU CAMINHO DE FÉ, E MOSTRANDO QUE O SANTIDADE PASSA PELO CAMINHO DA CARIDADE, HUMILDADE E DO EVANGELHO. ALTAR NÃO É PALANQUE POLITICO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 2 dias

    Deviam ser excomungados esse bispos, já está disseminado na sociedade que a CNBB tem um viés comunista, o que é incompatível com o Catolicismo. Onde estava a CNBB para denunciar os campeões nacionais, recursos destinados somente a grandes grupos, onde estavam quando paulo freire e o marmita, vulgo adad, destruíam a educação brasileira? Isso é um contradição tão hipócrita quanto os discursos alinhados da esquerdalha nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leandro Silva

      ± 16 horas

      Foi uma ação de uma minoria que segue a Agenda da Teologia da Libertação(TL). Essa Teologia esquece do espírito do fiel e busca apenas a influencia política. Eles não representam a CNBB e eles aplicaram um golpe contra a CNBB e contra a instituição católica desrespeitando as hierarquias e os princípios da Igreja. Esse tipo de coisa se assemelha a um câncer e ao joio que precisam ser retirados dos bons frutos para não adoecerem a instituição sagrada. Deus nos ajude!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao paulo dias souza

    ± 2 dias

    Senhores Bispos . A Venezuela é logo aqui bem ao lado da Amazônia, lá o povo morre de fome . O país está um caos e sofre de tudo de mal que se possa imaginar. Porque vocês não estão ajudando aquele povo ? O Brasil não está precisando da interferência de vocês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cogito ergo sum

    ± 2 dias

    Digite esse texto no Google e leia.”Relembre os escândalos de pedofilia na Igreja Católica.” Sou Católico. Me envergonho de tudo isso e ainda falta levantar todos esses casos de pedofilia no Brasil. Esses bispos, antes de mais nada, deveriam se preocupar com essa monstruosidade e elaborar uma carta com ,todas essas assinaturas ,condenando seus crimes. Depois disso podem criticar as demais pessoas e governos. São milhares, talvez milhões, ao longo dos séculos. Terrível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cogito ergo sum

    ± 2 dias

    O texto abaixo é parte do total escrito por Teilhard de Chardin. É sobre a diferença entre religião e espiritualidade. A religião te domina. A espiritualidade te liberta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cogito ergo sum

    ± 2 dias

    A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma. A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos. A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior. A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo. A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá Paz Interior.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

    ± 5 dias

    Se estão rachados é porque não houve consenso, o que é normal. Os que concordam com a carta, estão assumindo suas posições que a Igreja nunca escondeu: ESQUERDA. Estão manifestando suas posições políticas quando deveriam estar cuidando do rebanho. Rebanho que está sendo perdido para os EVANGÉLICOS. Rebanho que não encontra alimento espiritual, pois os supostos pastores, estão mais interessados em POLÍTICA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leandro Silva

      ± 17 horas

      SO UMA OBSERVAÇÃO. ELES NÃO SÃO EVANGÉLICOS NAO. EVANGELICOS SOMOS NÓS CATOLICOS. ELES SAO PROTESTANTES. A IGREJA DE CRISTO É SOMENTE A IGREJA CATÓLICA E TODOS OS ESCRITOS VIERAM DE SEUS APOSTOLOS E SEGUIDORES SENDO ASSIM SÃO ESCRITOS CATOLICOS. OS PROTESTANTES APENAS "USURPARAM" OS EVANGELHOS PARA CRIAREM SUAS SEITAS PARTICULARES.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO JOSE KUMMER

    ± 5 dias

    1/3 comunista e 2/3 lúcidos e coerentes, segue o baile...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 5 dias

    Os valores religiosos, transcritos no Evangelho, estão acima de quaisquer manifestações políticas por parte de qualquer um, inclusive de bispos e padres. Os ensinamentos do Evangelho não estão atrelados aos governos de plantão; mas sim, norteiam os princípios do Estado, estando acima deste também. Não é adequado a Igreja, como instituição, se manifestar sobre questões políticas e o chamado "racha" não é propriamente sobre o conteúdo da carta, mas da adequação de sua divulgação via institucional ou não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 5 dias

    essa é a carta dos comunistas que se infiltraram na Igreja com o intuito de destruí-la.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 5 dias

    Bispos do PT, adeptos da Teologia da Libertação. Amiguinhos da Monica Bergamo, que não faz jornalismo, e sim publica opiniões. Surpresa zero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciana Angélica Santos

    ± 5 dias

    Infelizmente a Igreja Católica está infestada de comunistas. Não é por acaso que perde cada vez mais espaço para os evangélicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leandro Silva

      ± 17 horas

      A IGREJA CATÓLICA É SANTA. É A ÚNICA IGREJA DE CRISTO("PEDRO EM TI EDIFICO A MINHA IGREJA"). CRIADA POR DEUS E O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO. EVANGÉLICOS NÓS CATOLICOS SOMOS POIS SEGUIMOS O EVANGELHO. NÃO SOMOS PROTESTANTES. O PROTESTANTISMO SURGIU PARA TENTAR DIMINIUIR O PODER E A INFLUENCIA DA IGREJA CATOLICA. NÃO CONCORDANDO COM A IGREJA DE CRISTO E CRIARAM SUA PROPRIA MAS UTILIZANDO OS TEXTOS SAGRADOS TRADUZIDOS DA IGREJA CATOLICA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bernardo Andrade

    ± 5 dias

    Vergonha de ser católico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Leandro Silva

      ± 16 horas

      É a única Igreja de Cristo(Pedro em ti edificarei a minha Igreja) e na figura de Pedro tivemos nosso primeiro papa e daí por diante a Igreja Catolica e a nossa fé em Deus são nossos caminhos de salvação. Essa carta não retrata o posicionamento da Igreja Catolica, sao políticos em pele de padre(lobos em pele de cordeiro) que envergonham o mundo com o câncer conhecido como Teologia da Libertação, eles deixam de cuidar do espírito dos fiéis para usar o altar como palanque político e prestarão contas com Deus por fugir dos seus chamados e das suas responsabilidades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leandro Silva

      ± 16 horas

      Não tenha. E se continuar tendo então tenha certeza que você é que não é um católico de verdade. Conhecer a história da Igreja e todo o Catecismo é ideal para que você entenda de verdade o que é a igreja. A Igreja católica é única e a Igreja é Santa. Agora uma estrutura formada por homens que buscam a santidade mas lutam contra o pecado assim como nós esse.(Lembre-se que no meio dos seguidores de Jesus existia um pecador/traidor então porque na Igreja não teria?) A instituição Igreja Catolica é santa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Luiz Jardim Dodsworth Martins

    ± 5 dias

    Esta carta deve ter sido escrita na época do PT no governo, se encaixa perfeitamente!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adenilson

    ± 5 dias

    A manifestação de alguns clérigos é nitidamente politico-partidária (como essa carta) e não reflete a opinião da maioria dos católicos! Esses pseudoprofetas nada falaram ou se manifestaram contra a corrupção da esquerda no Brasil, timidamente quando se trata de ideologia de gênero, aborto e perseguição contra cristãos na China comunista também. Seguem a agenda progressista e desconstrutiva dos valores cristãos ocidentais na política, na educação e na moral. Como dizia o frei Clodovis Boff: "o centro da teologia da libertação são os "pobres" e não o Senhor Jesus!" Muitas vezes, valem-se do cinismo e da ambiguidade, além de demonstrarem parco e enviesado conhecimento científico e econômico!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Enir Maria Palandi

      ± 2 dias

      Falou tudo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Eduardo

      ± 5 dias

      Exatamente!!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Cesar de Melo Pinto

    ± 5 dias

    Esta carta não representa a Igreja Católica e a doutrina de Cristo. Infelizmente há bispos que se afastaram da fé e optaram pelo secularismo e politização. Mas a Igreja vai permanecer firme e fiel à palavra de Jesus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 5 dias

    Resumindo: os infiltrados de extrema esquerda, fingindo serem bispos, meteram uma faca nas costas da própria entidade e divulgaram uma carta sem autorização em nome da instituição, causando danos irreparáveis para a imagem da Igreja e na estrutura administrativa no processo. É isso que a CNBB virou, uma entidade militante de extrema esquerda ultra radical que não representa os próprios bispos dela. Qual a próxima carta sem autorização dela, atropelando a própria estrutura? Defender aborto? Mudança de sexo para bebês se os pais quiserem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Leandro Silva

      ± 16 horas

      Carlos Eduardo, concordo com o FB e creio que são "danos irreparáveis" sim! A Igreja Catolica vem sofrendo ataques externos e internos há muito tempo. O que ocasiona a perda de fiéis. Para quem enxerga a única Igreja de Cristo como o caminho de salvação a perca de uma alma sequer por conta de falácias e pecados de alguns servos é um dano irreparável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Eduardo

      ± 5 dias

      Concordo com tudo, menos com o "danos irreparáveis". Cristo reparará, através dos bons santos que não param de surgir em nossa pátria amada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 5 dias

    Até tu, Brutus ... vão acabar ficando apenas com 30% dos fiéis ... deveriam criar um partido político, o Partido Católico Brasileiro, PCB ... tudo a ver

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 5 dias

    O comunismo pretende acabar com a religião católica, assim como todas as demais instituições que defendem a Vida a Família, Deus e a Pátria! Ou o povo de Deus reage agora ou será tarde demais!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 5 dias

    O "gado" segue, Edir da Record, Silas Malafeia, Valdemiro do grão de Feijão, Sinhôzinho Magno Malta, Marco "dentinho de ouro" Feliciano, e alguns outros "ícones" similares, esses podem espalhar o que quiser, já que são seguidores do Bozo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SILVIO MACIEL ROCHA

      ± 5 dias

      Gado é você Amauri. Incapaz de debater civilizadamente. Sempre tentando colocar estereótipos em quem pensa diferente. Não parra de um Nécio da Bolha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    ± 5 dias

    Mais uma vez o Foro de SP, usando a instituição CNBB pra propaganda política. Comunismo e cristianismo são incompatíveis. Desde o papa Pio XII. O importante é que 330 bispos entenderam a armadilha. Já os 152 são todos de perfil Comunista. Mais os fiéis católicos não perdoam, e inclusive eu mandei carta de repúdio aos bispos de Curitiba e Londrina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 5 dias

    Corroborando a Meg, não tem interesse político, mas vazam a carta logo para a Mônica Bergamo, a ex-namorada do Zé Dirceu e porta-voz oficial do petê.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ren Wysocki

      ± 5 dias

      Um bispo Comunista deixo claro. 330 bispos não assinaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 5 dias

    Os bispos "não tem interesse político"??? Kkkkkkkkkkkkkkk!!! E é sempre a tal Monica Bérgamo e a Folha: quanta cre/ti/ni/ce!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 5 dias

    Todos os Bispos Evangélicos se manifestam abertamente , inclusive se canditam . Os católicos não podem se manifestar ... Vai entender o Gado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ren Wysocki

      ± 5 dias

      O gado Comunista é claro. Bispos Comunista deveriam todos ser desligados. Comunismo e cristianismo são incompatíveis.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alberto da Silva Lopes

    ± 5 dias

    O vermelho na igreja católica ainda continua muito forte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ren Wysocki

      ± 5 dias

      O vermelho da fé católica tem outro significado. A liga dos Justus, foi transformada em Liga dos Comunistas em 1850. 18 séculos depois. Vai estudar mal informado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson F Kovalski

    ± 5 dias

    Lastimavel... antes os bispos nao faziam nada qto a corrupcao.. e porque nao falam nada quanto ao crime organizado...agora cidadao comum ter o direito de comprar arma eles sao contra....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ren Wysocki

      ± 5 dias

      Quando um bispo conservador ia falar de política, o estado é laico. Agora um bispo Comunista sempre falou tudo que quis sem censura.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Monica Aguilera da Costa Souza

    ± 5 dias

    Impressionante como diante de tanto roubo no passado ninguém fez carta de repúdio, como se as administrações anteriores fizessem alguma coisa pela educação e economia dos mais pobres.. Muita hipocrisia até nas religiões

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      SILVIO MACIEL ROCHA

      ± 5 dias

      Verdade que a igreja ao longo dos séculos implementou a educação, infelizmente as universidades Católicas também foram infestadas pelo Marxismo. Em grau menor que as federais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ren Wysocki

      ± 5 dias

      A educação só existe por causa da Igreja católica. Veja quantas escolas católica e PUCs existem no Brasil inteiro?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDERSON SILVA

    ± 5 dias

    Eis a CNBB sendo CNBB! Totalmente política, ideológica e nada isenta. Gostaria de ver a CNBB se manifestar sobre a roubalheira da era petista que iludindo a população com pseudobenesses também deixou milhões na miséria e colaborou para o caos social. Seja padre, professor ou militar, quando resolve se intrometer em política e ideologia, deveria deixar a função e se dedicar em tempo integral a panfletagem, não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. E tem mais, quando o povo carece de paz espiritual para lidar com a COVID-19 ou qualquer calamidade, por que a CNBB não realizou a desobediência civil para abrir as igrejas, de forma controlada e profilática, a todos os seus fiéis?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Enir Maria Palandi

      ± 2 dias

      Concordo plenamente com seu último questionamento!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Botelho dos Santos

    ± 5 dias

    Mais do mesmo. Aonde andavam estes valentes quando o partido deles implantou o maior esquema de roubo do dinheiro do povo brasileiro. Cadê a coragem para denunciar o ataque a democracia quando deputados eram comprados a granel? Hipócritas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 5 dias

    gostaria de saber da CNBB quando foi que fizeram uma assembleia geral para excluir o mandamento NÃO FURTAR ( OU ROUBAR ETC.) Lei de Deus? Nunca ouvi a CNBB condenar a CORRUPÇÃO Corrente nos últimos 30 anos de governo da Esquerda. Não vi nem ouvi condenarem o REGIME DE MADURO na Venezuela, as atrocidades cometidas por Fidel Castro em Cuba. Por essas e por outras me afastei da Igreja Católica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nélio Moos

    ± 5 dias

    Isso tem nome. Hipocrezia. Tolerar o comunismo??? Isso é passar de tontos para tontos e meio. Ainda sou catolico, mas não sei até quando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 5 dias

      Hipocrisia#

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 5 dias

    Em todo mundo tem religiosos comunistas. O Brasil não seria a exceção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Barros

    ± 5 dias

    O catolicismo já ruiu .. achei que só artistas e jornalistas que mamavam nas tetas do governo eram usados para manipular a opinião do povo!! Desde a”comunhão” de Haddad e Manuela já não frequento mais a igreja, por me sentir ultrajado com o comportamento desses bispos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Siqueira

      ± 5 dias

      José Barros e Nm, compactuo do mesmo sentimento de vocês, mas deixem que eles mesmos cavem a própria cova e ruína. Não abandonem a cruz de Cristo! "In hoc signo vinces!"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 5 dias

      concordo, me afastei da igreja exatamente por isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 5 dias

    Se esse papa continuar desse jeito...o Catolicismo vai ruir e quando os cidadãos italianos se conscientizarem que uma parte do imposto de renda vai pra igreja...não sei não é hora da igreja repensar seus princípios....... aliás já passou da hora. RELIGIÃO É RELIGIAO..POLITICA E OUTRA COISA...PAPA CUIDA DOS FIEIS QUE E MELHOR

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson Jose Rebello

    ± 5 dias

    Soh tem traidores ai. Que.coisa mais feia!! Nem se respeitam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 5 dias

    Procurei e não achei uma, só uma manifestação apontando os anos de corrupção quando uma gangue tomou conta do país, por que será?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 5 dias

    Como somos inocentes ...... vazou justo para a foice de São Paulo e sem anuência .... : “mas acabou sendo enviado antes para a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, sem a anuência de muitos dos 152 bispos signatários mencionados por reportagens de diversos veículos nos últimos dias.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis Silva

    ± 5 dias

    Onde estavam nossos cevados prelados quando a esquerda pagã assaltava o erário? Católico fervoroso, não vou mais à igreja. Virou reduto de comunistas. Defendem uma ideologia que em vários países matam cristãos e destroem igrejas. As seitas evangélicas agradecem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCISCO BEDUSCHI

    ± 5 dias

    A religiao une. A politica partidaria desune.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Barros

      ± 5 dias

      Religião seria para unir, não é?? Só que não!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 5 dias

    Homens de marx travestidos de homens de Deus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 5 dias

    A religião destes Bispos é o PT, e o deus deles é o Lula.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 5 dias

    Qual o problema dos Bispos em manifestarem suas posições políticas? Vemos hj muitos pastores fazendo o mesmo, nao vejo artigos aqui reclamando sobre isso.... qual o ponto aqui GP???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Barros

      ± 5 dias

      Os pastores, Malafaia, Damaris, e outros que nem sei o nome, bem como os militares assumem cargos e trabalham PELO país .. esses abutres trabalham pela sua ideologia!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jader Montenegro da Silva

    ± 5 dias

    E triste de ver que alguns Bispo tenham essa ideologia,se o presidente não está fazendo o seu dever, e por causa do STF é esse mesmo STF que quer fazer a lei do abuso de poder religioso ai quero ver depois reclamando que não podem fazer nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Antosz

    ± 5 dias

    Não é a Igreja de Cristo. Essa representa apenas grupos que amesquinham a mensagem de Cristo a uma espécie de promessa de paraíso terreno marxista , opostos a outros grupos, igualmente esvaziados de caridade, que sob a casca de rigorosa doutrina esconderam seu conteúdo de avidez por poder, dinheiro e perversidade que,por décadas, resultaram em assédio moral e sexual de menores e no abalo da fé de muitos. O ressurgimento de uma Igreja de Cristo , virá do retorno ao exemplo de vida daqueles primeiros cristãos que, sem ambições mundanas, amavam suas famílias, protegiam as crianças e viviam do seu próprio trabalho. Essa igreja humana e institucional está mais do que rachada. Está acabada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Goncalves

    ± 5 dias

    Mas uma tirada fora da Igreja Catolica e seus padres e Bispos Comunistas!!! Vergonha !!! Meu Dizimo já foi retirado!!! Deus salve a igreja de Pedro e Paulo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 5 dias

    Religiosos Fundamentalistas!!!!!! É com isto que voces estão com medo??? Perder fiéis para eles voces não tem medo??? Mensalão ,Petrolão não tinha importancia ? Jesus diria"bando de hipocritas".....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 5 dias

    Igualzinha ao que seria uma carta do PT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo

    ± 5 dias

    Bando de bispos comunistas! Manda esses caras pra China, pra eles verem realmente “o que é não se importar com as vidas alheias!”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Infelizmente, não posso afirmar que sou um católico que frequenta igreja e comunga os preceitos e dogmas. Mas desde de minha juventude via padres fugirem daquela homilia que transborda sabedoria e a paz de cristo. Não justifica minha ausência, mas esta carta pode ser o golpe de misericórdia àqueles que por um motivo ou outro se afastaram da igreja. Rezarei bastante para que isso não aconteça comigo. Não esperava essa apunhalada pelas costas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 5 dias

    Está carta está mais para manifesto comunista do que qualquer outra coisa. Estes bispos tem como livro de cabeceira o Capital da Karl Marx. A Bíblia para esta gente é um livro de hereges.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carbonatto

    ± 5 dias

    Sou católico mas fico irritado com a intromissão da Igreja na política. Acredito que isso está afastando os fiéis que tem um posicionamento conservador. Os bispos que assinam essa carta estão assistindo muita televisão e não se informam da realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 5 dias

    Depois esses "padrecos" ligados a Teologia da Libertação não sabem porque a IC vem perdendo tantos fiéis para as congregações evangélicas. Se afastaram de seus rebanhos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 5 dias

    Depois esses "padrecos" ligados a Teologia da Libertação não sabem porque a IC vem perdendo tantos fiéis para as congregações evangélicas. Se afastaram de seus rebanhos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sujunior

    ± 5 dias

    Sou católico mas fico muito preocupado com a ignorância e o total desequilíbrio de idéias de boa parte de nossos bispos. Esse clero não tem a menor capacidade de estar à frente da pregação espiritual de nossa população. Não é a toa que o catolicismo vem perdendo muitos fiéis para as outras religiões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Neto

    ± 5 dias

    A Teologia da Libertação dominou a CNBB, hoje composta grande parte por hereges. Dom Henrique (in memoriam) e padre Paulo Ricardo, são exemplos remanescentes e raros dos grandes sacerdotes católicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    ThiagoCardoso

    ± 5 dias

    É um documento de Bispos ou de uma ala do PT.....?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andrea Bahia Gregorio

    ± 5 dias

    A Igreja que sempre se cala, resolveu manifestar? Porque ficou calada quando tãos poucos roubavam tantos? Seria ela um dos poucos? Lamentável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 5 dias

    Os Bispos signatários MENTEM quando afirmam não terem interesses políticos ou ideológicos. Tem Bispo, Arcebispo Padre Socialista sim. Note-se que o comportamento é típico de esquerda: quando perceberam que o instrumento não seria validado pela CNBB, procuram quem? Mônica Bergamo da Folha de São Paulo. Se aparecer um destes na minha Paróquia eu mudo.(de Paróquia)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO DANTAS

    ± 5 dias

    Eles criticaram o 'neoliberalismo' , mas será que estudaram e sabem o que é pelo menos liberalismo econômico?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 5 dias

    Igreja gosta dos companheiros, por qual motivo? Será que é birra de ala evangélica? O que passa pela cabeça dos bispos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Carlos Hoff

    ± 6 dias

    So faltou manifestar apoio a Maduro, aos ditadores Castro, aos produtos chineses e pedir a santificação do ditador Coreano. Como diz o ditado popular "cada macaco no seu galho". Que tal agora o governo começar editar homilias para serem lidas nas missas e impor regras de como a religião deve funcionar. Chega a ser cômico bispo se manifestar sobre economia, reforma trabalhista,etc.. Isso cheira a ativistas infiltrados na CNBB. Minha estimada igreja acorda, parece que os muros de B erlim e as perseguições comunistas não ensinaram nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Luiz Demenech

    ± 6 dias

    É uma hipocrisia desses bispos!!! Eles não me representam!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 5 dias

      Quem te representa é um Boizebu.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 6 dias

    Nosso governo é vergonha, prega um cristianismo falso, fanáticos radicais

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      TIAGO DANTAS

      ± 5 dias

      Prega cristianismo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 6 dias

    Lendo conteudo desta carta dos bispos, é exatamente os argumentos dos petistas- esquerdistas que vem atacando governo do Bolsonaro em conluio com imprensas esquerdistas, os bispos da igreja catolica que ostentam as vidas luxuosas, não tem nenhum moral de criticar defazagem social no nosso pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 6 dias

    Depois de todos esses anos de esquerda no poder, ainda não aprenderam os malefícios causados aos brasileiros. Ou são muito obtusos ou não passam de militantes esquerdopatas. Não é à toa que perdem, ano após ano, fiéis para outras igrejas. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Enir Maria Palandi

    ± 6 dias

    Fácil assinar cartinha e publicar, mesmo sem autorização. Tão inteligentes. Tivessem usado um pouquinho dessa coragem e outro tanto de cérebro, deveriam ter rezado missas com os fiéis, nas igrejas. Se supermercado pode entregar fichinha para controle, por que não se pôde fazer várias missas por dia, pré-agendadas? Sei lá, tantas soluções possíveis, bastando um mínimo de bom-senso. Dar palpite em vários assuntos eles sabem, mas impor a ideia de que Espiritualidade é produto de primeira necessidade, ainda mais nessa situação angustiante por que passa o povo, aí é bem mais difícil! Tristes tempos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 6 dias

    Só não gostaram da carta os religiosos que andam medigando moedas para o anticristo. Padraiada perdeu a vergonha mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 6 dias

      Vc continua com o padrão lixo de comentários... Kkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 6 dias

    TRISTE ver minha igreja tão longe de CRISTO e tão perto de MAX. CNBB se tornou uma CUT de batina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      ThiagoCardoso

      ± 5 dias

      Melhor resumo da situação

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 dias

    Eu como um bom cristão repúdio essa cnbb comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 6 dias

    A pretexto desse crise de saúde criticaram a reforma da previdência, reforma trabalhista, usaram o termo neoliberalismo como jargão negativo, quer dizer eles criticam o governo por usar a religião, no entanto, usam as posições de líderes religiosos para fazer demagogia da mais barata possível de esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João

    ± 6 dias

    Só faltou terem reclamado que a CNH agora vale por 10 anos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 6 dias

    O esforço da União Soviética, para minar os alicerces da Igreja Católica, floresceu e mostrou a cara de vários padres e bispos e outros membros, comunistas de carteirinha, bem como entre esses, de agentes dessa ideologia nefasta. Esses que assinaram são militantes e/ou simpatizantes. A carta não é "para o povo de Deus", sim para esquerdistas MATERIALISTAS!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo César Perry Bley

      ± 5 dias

      Corrigindo o comentário acima meu repúdio é com a carta da CNBB.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo César Perry Bley

      ± 5 dias

      Eu como católico repúdio terminantemente esses comentários. Lamentável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.