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A mudança do sistema de informática de bilhetagem eletrônica que gerencia a utilização dos cartões transportes da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e região metropolitana continua causando transtornos aos usuários. Diferentemente do que previa a Urbs, que administra a RIT, uma semana não foi suficiente para solucionar os problemas da troca de sistema.

A alteração começou no dia 16 e, mesmo com as equipes trabalhando no último final de semana, muitos usuários não conseguiam recarregar os cartões ontem. O problema na semana passada era que o novo sistema não reconhecia os créditos comprados no sistema antigo. Quando os usuários tentavam fazer a recarga, os equipamentos informavam que o cartão estava bloqueado ou que não havia crédito. Ontem, alguns sistemas apareciam como cancelados. Na hora do almoço, pelo menos dez carregadores no Centro da cidade estavam sem comunicação.

Algumas empresas que tentaram comprar créditos pela internet também tiveram dificuldades. Auxiliar de recursos humanos numa loja de automóveis em Curitiba, Kelly Savoia, que preferiu tentar adquirir créditos ontem pela internet, não teve sucesso. De acordo com ela, a empresa desistiu da compra e vai fornecer dinheiro aos funcionários para não correr o risco de desembolsar o valor duas vezes.

O diretor administrativo da Urbs, Ricardo Smijtink, garante que os equipamentos de recarga estarão funcionando normalmente hoje. "As equipes trabalharam inclusive no Natal para substituir o software de cada carregador", diz. Como alguns deles continuavam apresentando problema ontem, os técnicos resolveram desligar os terminais para testá-los e ajustá-los. Quem ainda tiver dificuldades para recarregar o cartão hoje pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 156. As empresas cujos funcionários ainda estiverem enfrentando problemas para registrar os créditos podem falar diretamente com a tesouraria da Urbs pelo telefone (41) 3320-3320.

Contrato

A concessionária precisou trocar o sistema porque o contrato com empresa Smart N, responsável pelo antigo, acabou. Licitação foi aberta e deve ser concluída em 180 dias. Enquanto isso, a manutenção do serviço é realizada por meio de um contrato de emergência com a Dataprom. Mesmo em caráter emergencial, o sistema oferecido pela empresa, segundo a prefeitura, oferece mais agilidade e segurança. Para empresas será mais fácil cadastrar funcionários que queiram receber vale-transporte. Além disso, o prazo para pagamento do boleto das compras feitas pela internet terá um prazo maior, tanto para pessoas jurídicas, quanto para físicas. Os usuários terão até o próximo dia útil para pagar a fatura após a impressão.

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