i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
habilitação

Carteira de motorista fica mais cara a partir de março

  • PorCaroline Olinda
  • 25/02/2015 22:58

Obter a CNH para dirigir carros e veículos comerciais leves vai ficar cerca de R$ 400 mais caro a partir da próxima semana. Isso porque, no dia 1.º de março, começam a valer no Paraná as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que ampliam o número de aulas práticas para a categoria B. A partir do mês que vem serão exigidas 25 horas/aula no mínimo, das quais 5 deverão ser feitas no período noturno. Pela regra atual, são necessárias apenas 20 horas/aula.

As mudanças também vão atingir quem já possui carteira de motorista para outras categorias e pretende adicionar na CNH a permissão para conduzir carros e veículos comerciais. Nesse caso, a exigência passa de 15 horas/aula para 20 horas/aula. Dessas, quatro deverão ser feitas no período noturno.

A nova regra só vale para quem iniciar o processo de obtenção da CNH a partir de segunda-feira (2). Quem iniciou o processo antes disso continua nas regras anteriores– de menos horas/aula e, por isso, mais barato.

Prorrogação

A resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê as novas regras para a obtenção da CNH, foi publicada em junho do ano passado, mas a aplicação das novas regras no Paraná só começará em março devido a uma decisão do Detran. Em dezembro do ano passado, o órgão publicou a portaria 635, que dava 90 dias de prazo para os centros de formação de condutores do estado se adequarem às mudanças.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.