• Carregando...

Obter a CNH para dirigir carros e veículos comerciais leves vai ficar cerca de R$ 400 mais caro a partir da próxima semana. Isso porque, no dia 1.º de março, começam a valer no Paraná as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que ampliam o número de aulas práticas para a categoria B. A partir do mês que vem serão exigidas 25 horas/aula no mínimo, das quais 5 deverão ser feitas no período noturno. Pela regra atual, são necessárias apenas 20 horas/aula.

As mudanças também vão atingir quem já possui carteira de motorista para outras categorias e pretende adicionar na CNH a permissão para conduzir carros e veículos comerciais. Nesse caso, a exigência passa de 15 horas/aula para 20 horas/aula. Dessas, quatro deverão ser feitas no período noturno.

A nova regra só vale para quem iniciar o processo de obtenção da CNH a partir de segunda-feira (2). Quem iniciou o processo antes disso continua nas regras anteriores– de menos horas/aula e, por isso, mais barato.

Prorrogação

A resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê as novas regras para a obtenção da CNH, foi publicada em junho do ano passado, mas a aplicação das novas regras no Paraná só começará em março devido a uma decisão do Detran. Em dezembro do ano passado, o órgão publicou a portaria 635, que dava 90 dias de prazo para os centros de formação de condutores do estado se adequarem às mudanças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]