• Carregando...
Depois de 20 anos juntos, o casal João e Maria Cunha Ribeiro oficializa união  hoje | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Depois de 20 anos juntos, o casal João e Maria Cunha Ribeiro oficializa união hoje| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Mais de 200 casais trocarão alianças hoje, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Embora muitos já vivam juntos sob o mesmo teto, um casamento comunitário oficializará a união dos noivos. Compartilhando 30 anos de sua vida com o marido, a dona de casa Marta das Dores, 46 anos, é uma das noivas do dia que sonham mudar o status conjugal para "casada". Depois de tantos anos de convivência, uma das mudanças será acrescentar o sobrenome do marido ao seu. "Meu esposo sempre fez questão do sobrenome. Negava porque nunca casamos no cartório", afirma.

Marta conta que não pôde subir ao altar com o marido, na época do namoro, por uma imposição de sua mãe. Católica fervorosa, a mãe proibiu o casamento na igreja depois de ter descoberto o namoro dos dois. Mesmo sem realizar o sonho na época, Marta nunca perdeu a esperança. Hoje, com dois filhos e um neto, a comemoração da união oficial da família será maior. "Casar com vestido de noiva é o sonho de toda mulher, estou me sentindo realizada", conta.

Em Curitiba, o programa Paraná em Ação atenderá 582 casais cadastrados, um dos maiores casamentos coletivos do estado durante 2010. Em seis anos, o projeto já uniu mais de 10 mil casais em todo o Paraná. Segundo o secretário estadual de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, muitos casais não participam da cerimônia por opção, porém, todos recebem a certidão de casamento. "É fundamental que essas pessoas, principalmente as que já constituem uma família, tenham o direito a uma certidão de casamento".

Maria Cunha Ribeiro, 59 anos, já separou o vestido do casamento. "É bege bem claro", conta. Antes de dizer "sim", a dona de casa fará penteado e maquiagem com cerca de 20 voluntários do Senac que arrumarão as noivas. "Eu estou muito feliz, tenho certeza que ficarei linda", comenta. Depois de 20 anos de casamento com João Ribeiro, 63 anos, a rotina do dia a dia fez com que o casal pedisse o divórcio em 2007. "Ele se arrependeu e me pediu em casamento novamente", conta a noiva.

Serviço:

O casamento acontece hoje, às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Entrada apenas com apresentação de convites.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]