i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ação social

Casamento virtual entre Rio e Curitiba terá ações reais

  • PorLuan Galani
  • 24/09/2014 21:13
“Festejo” do casamento terá doação de sangue no sábado | César Machado/Gazeta do Povo
“Festejo” do casamento terá doação de sangue no sábado| Foto: César Machado/Gazeta do Povo

Lista da noiva

Veja os 11 itens que Curitiba gostaria de ganhar:

1. Levar 50 crianças ao cinema e 50 crianças ao teatro.

2. Doar 100 livros para escolas municipais e 100 livros para a tuboteca.

3. Limpar 20 paredes pichadas.

4. Um grafite comemorativo à união entre as cidades.

5. Atividades recreativas para pacientes em um hospital geral e em um hospital infantil.

6. Plantar 321 árvores.

7. Proporcionar um passeio turístico pela cidade para um grupo da terceira idade.

8. Criar uma ação de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência.

9. Emprego ou treinamento para 50 pessoas com deficiência e 50 cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

10. Distribuir 150 picolés para trabalhadores expostos ao sol.

11. Postar na internet os desenhos de 100 crianças sobre sua cidade no futuro.

O "casamento virtual" entre a prefeitura de Curitiba (simbolizada por uma capivara) e a prefeitura do Rio de Janeiro (representada por uma arara-azul) começou como uma brincadeira despretensiosa nas redes sociais, mas virou coisa séria. Desde o último dia 22, quando as duas prefeituras anunciaram o "casamento vermelho", a fim de incentivar doações de sangue no próximo sábado em ambas as cidades, diversas instituições e outras prefeituras de todo o Brasil aderiram à ação.

A prefeitura de Curitiba aproveitou a oportunidade e lançou ontem uma lista de desejos, uma espécie de "lista de presentes de casamento" (veja abaixo), para promover diferentes ações sociais. "A brincadeira do casamento gerou tanto alcance que pensamos em aproveitar esse resultado para promover uma ação social em que todos pudessem participar", disse Marcel Bely, um dos responsáveis pela ideia e integrante da equipe de mídias sociais da administração municipal, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura.

Desde a publicação da lista de desejos, diversas empresas e instituições já anunciaram diferentes ações sociais. Até a prefeitura de Manaus entrou na festa e disse que irá plantar 530 árvores em homenagem ao casamento virtual.

Um colégio particular de Curitiba vai doar 200 livros para escolas municipais e para a Tuboteca; um shopping da capital garantiu sessão de cinema para 50 crianças; uma empresa vai plantar 321 araucárias na cidade e uma rede de farmácias fará um tour com um grupo de idosos.

Para saber mais sobre as boas ações, basta entrar nas redes sociais e acompanhar a hashtag #ListaDaNoiva.

O seu presente

Nas redes sociais, a prefeitura de Curitiba destaca: "Porém se você tem outro presente para a cidade, por favor, faça a doação e utilize a hashtag #ListaDaNoiva". Além de doar sangue no próximo sábado, os interessados em participar da "celebração do casamento" podem se comprometer publicamente a realizar alguma ação social. Pode ser doações de roupas, livros e alimentos, participação em atividades recreativas em hospitais ou até mesmo topar bancar outras atividades, como distribuição de picolés ou pintura de grafite comemorativo.

Serviço

Casamento Vermelho em Curitiba.

Data: 27 de setembro.

Horário: 8 às 16 horas.

Onde: Hemobanco, na Rua Capitão Souza Franco, 290, Bigorrilho.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.