• Carregando...

As casas de madeira do Memorial Polonês, no Bosque do Papa, que estavam desmontadas desde dezembro de 2008 por causa de uma infestação de cupins, começaram a ser reconstruídas. Nesta sexta-feira (23), equipes contratadas pela prefeitura de Curitiba estão terminando a instalação da Capela Nossa Senhora da Czestochowa, e, na segunda-feira (26), começa a remontagem da Casa Furmanm, outra edificação recuperada.

De acordo com a prefeitura, as obras de reforma serão acompanhadas de melhorias voltadas à acessibilidade. Em ambas as edificações serão instalados elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, mesmo modelo usado nas estações tubo da cidade.

A madeira recebeu aplicações de produtos preventivos para evitar novos ataques das pragas. Alguns troncos muito comprometidos foram substituídos por madeira nova, e o telhado de barro também foi trocado.

Os objetos que estavam dentro das casas foram recolhidos e estão sob os cuidados da Fundação Cultural de Curitiba, mas serão devolvidos ao local após a montagem das casas. O trabalho de recuperação e tratamento será feito gradativamente em todas as edificações que compõem o Memorial Polonês.

Composto por sete casas de troncos de pinheiro encaixados, o Memorial Polonês reconstitui o ambiente onde viviam os imigrantes que começaram a chegar a Curitiba em 1871. O Bosque do Papa abriga anualmente as festas culturais da tradição polonesa, como a Swjeconka (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, e a festa da Nossa Senhora da Czestochowa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]