• Carregando...

Presidente do Conselho de Segurança de Cascavel explica o funcionamento do programa

A partir desta terça-feira (23), o cidadão de Cascavel, município do Oeste paranaense, tem direito a uma recompensa de R$ 200 para qualquer informação que repassar à polícia que leve a prisão de bandidos ou a apreensões de mercadorias, armas ou drogas. O pagamento faz parte do programa Informante Cidadão, que pretende incentivar a participação da população no combate à criminalidade.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a prefeitura, a Polícia Federal e a Polícia Militar (PM). Conforme explicou o telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, para ter direito à recompensa, o denunciante deve ligar para a PF de Cascavel, no número (45) 3224-5152. Ao fazer a denúncia, a pessoa receberá metade de uma senha. Caso as informações repassadas levem a polícia a prender alguém ou a apreender algum produto, o denunciante tem de ligar novamente para a polícia e apresentar a primeira metade do código para receber o restante da sequência.

Com a senha completa, a pessoa poderá retirar o dinheiro junto ao Conselho de Segurança, ligado à prefeitura da cidade, que fica responsável pela liberação dos recursos.

Em entrevista ao telejornal, o presidente do Conselho de Segurança, Francisco Justo Júnior, deixou claro que a identidade do denunciante será mantida em sigilo. "Nós temos a convicção de que deve ficar incógnito, porque se trata de uma delação, caso em que a pessoa não deve aparecer", disse.

Ele explicou que o objetivo do programa é estimular a população a ajudar no trabalho da polícia. Segundo ele, muitas vezes os cidadãos não fazem denúncias porque há casos que envolvem a participação de vizinhos ou conhecidos. "Estando o nome incógnito e tendo o incentivo de R$ 200, haverá uma motivação maior", afirmou.

O valor da recompensa é considerado simbólico por Justo. "Duzentos reais não resolve o problema de ninguém, mas é um incentivo para que a pessoa faça essa delação e tire das ruas produtos e pessoas que estão contribuindo com o aumento da criminalidade".

Segundo ele, as pessoas podem denunciar qualquer tipo de crime, mas o principal propósito do programa é combater o tráfico de drogas e o contrabando de mercadorias na cidade.

Você acredita que o programa de pagamento vai ajudar a combater o tráfico e contrabando em Cascavel? Deixe sua opinião no formulário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]