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Cascavel – Considerada a quinta cidade mais violenta no trânsito em todo o país, segundo pesquisa recente do Ministério da Saúde (em 2005 foram 41 pessoas mortas, contra 54 no ano passado), a prefeitura de Cascavel planeja para 2006 medidas que reduzam tal índice. A principal delas é a adoção de radares eletrônicos para fiscalizar a velocidade dos motoristas. No total, a Companhia Cascavelense de Transporte e Tráfego (CCTT) – autarquia municipal responsável pela área – instalará 20 radares, entre fixos e móveis, nas principais ruas da cidade para diminuir a violência no trânsito. Serão 50 pontos monitorados pelo sistema eletrônico – todos considerados críticos, com alto índice de acidentes, conforme avaliação feita pela própria CCTT.

O diretor-presidente da CCTT, Willian Fischer, afirma que os resultados nas cidades que implantaram a fiscalização eletrônica – como Campinas (SP), Maringá e Foz do Iguaçu –, indicam redução no número de acidentes, mortes no trânsito, abusos de sinal vermelho e excesso de velocidade. "É mais uma medida que a CCTT implanta para propiciar mais segurança no trânsito ao cidadão de Cascavel", argumenta.

A redução na violência pode ser comprovada com o equipamento instalado experimentalmente na esquina das ruas São Paulo com a Marechal Cândido Rondon, no Centro. Dos carros que passam no local, 2% cometem infrações, comprovam as estatísticas da CCTT. Em duas semanas de monitoramento, o radar eletrônico registrou 2.399 infrações por avanço de sinal vermelho e 973 por excesso de velocidade.

O monitoramento também foi feito em outros pontos, onde os índices surpreenderam. Em oito dias, a CCTT registrou 657 carros com excesso de velocidade, o que representa 34% do total de veículos que passaram pelos endereços monitorados. Alguns motoristas chegaram a passar pelo radar a 110 quilômetros por hora, enquanto a velocidade permitida nos locais é de 60 quilômetros por hora. "Isso mostra que alguns motoristas cascavelenses não estão cumprindo e nem respeitando as normas de trânsito", frisa o diretor-presidente da CCTT.

Resistência

A instalação dos radares é discutida há anos, sempre com resistência política ou da própria população em relação à eficácia da medida. "A instalação não tem caráter de arrecadação, mas sim educativo, para gerar um trânsito mais responsável", diz Macedo.

Além dos radares eletrônicos, a autarquia municipal de trânsito pretende implantar pelo menos dez projetos com o tema trânsito responsável. As ações vão desde de atividades educativas na comunidade até intervenções viárias, para melhorar o trânsito local.

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