• Carregando...
Grabriele teria marcado encontro com Douglas, que conheceu na web | Reprodução
Grabriele teria marcado encontro com Douglas, que conheceu na web| Foto: Reprodução

Veja a matéria do ParanáTv sobre a volta de Gabriele para casa

  • Claudete, mãe de Gabriele, afirma ficou surpresa com a atitude da filha, que fugiu de casa para ficar com o namorado

A Delegacia de Pinhais já intimou Douglas dos Santos, de 19 anos, namorado da adolescenteGabriele Haccourt de Carvalho, de 13 anos, a prestar depoimento para apresentar a sua versão do caso. Segundo o superintendente da delegacia, Osmair da Silva, o seqüestro, uma das primeiras possibilidades levantadas para o caso, já foi descartado porque a garota não foi forçada a ficar na casa do namorado, em Mandirituba, na região metropolitana. "Ele não cerceou a liberdade da adolescente e não solicitou o pagamento de resgate. Apuramos que eles passearam pela cidade e foram à casa de parentes do rapaz", diz.

De acordo com Silva, Gabriele deve comparecer à delegacia na tarde desta terça-feira (23), quando será expedida uma guia para exame de corpo delito, para verificar se ela manteve relações sexuais com o rapaz. Segundo o superintendente, por ser considerada uma criança e ser assistida pelos pais e pelo estado, ela não pode se negar a fazer o exame. Na noite de segunda (22), a adolescente não respondeu nenhuma pergunta feita pelo delegado que abordava esse assunto.

Caso o exame se confirme, Santos pode responder por estupro de vulnerável. Mesmo que os jovens tenham mantido relações sexuais consentidas, a legislação entende que Gabriele é inimputável por causa da idade. O Código Penal considera estupro de vulnerável a prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com um menor de 14 anos e prevê pena de reclusão de 8 a 15 anos em caso de condenação.

A polícia espera que Santos se apresente entre esta terça (23) e quarta-feira (24). Caso ele permaneça foragido, a polícia deve pedir sua prisão preventiva para instruí-lo sobre o inquérito.

Família

Gabriele foi entregue para a família na noite de segunda-feira (22). Durante o dia, os familiares fizeram apelos por seu retorno. "Se ela fez alguma coisa errada, que ela volte que a gente perdoa", diz a avó, Nair Haccourt, que foi a última pessoa a ver a menina.

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPCTV, Claudete Haccourt, mãe de Gabriele, diz que aprendeu com o caso. "Vou proteger mais, prestar mais atenção no que ela está fazendo e impor mais autoridade, que eu não tinha muita. Ela tem que saber que ainda é criança", diz a mãe.

Segundo o superintendente Silva, a família mencionou que a menina pode passar a ter acompanhamento psicológico.

Caso

Gabriele saiu de casa em Pinhais, na região metropolitana, na última terça-feira (16) sem avisar à família, para se encontrar com Douglas dos Santos, de 19 anos, que conheceu pela internet. O encontro seria no Terminal do Bairro Alto, em Curitiba. Segundo o superintendente Osmair da Silva, a adolescente confirmou que havia conhecido Santos cerca de dois dias antes da fuga e que saiu de casa para morar com o então namorado virtual.

De acordo com o delegado de Pinhais, Fábio Amaro, a família da garota não sabia do encontro. À polícia, a família acrescentou que os jovens mantinham contato por e-mail, MSN e Orkut. Os pais da garota garantiram que ela não conhecia o rapaz pessoalmente.

O delegado informou que a família registrou o desaparecimento de Gabriele na quinta-feira (18). Os pais da menina prestaram depoimentos e, segundo Amaro, estavam desesperados com o sumiço da menina. Ela foi encontrada na noite de segunda-feira (22) na casa da família de Santos em Mandirituba, na região metropolitana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]