• Carregando...

Veja a matéria no telejornal Bom Dia Paraná

Os casos de varicela – doença popularmente conhecida como catapora – tendem a aumentar com o tempo mais quente e com a chegada do verão. Dados do sistema de saúde público de Guarapuava, no Centro-Sul, mostram a cidade registrou cerca de 150 casos da doença neste ano. Quase a metade dos pacientes contraiu o vírus nos últimos dois meses, quando começou a esquentar.

A catapora é uma doença de pele, mas pode causar consequências mais graves. Segundo o médico Carlos Rogério dos Santos, a doença se caracteriza pelo aparecimento de lesões avermelhadas, que podem evoluir a bolhas de água. "O sintoma principal é a coceira. As crianças se coçam bastante. Também podem apresentar febre", disse o médico, em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC-TV.

Santos orienta que as pessoas contaminadas devem ficar resguardadas em casa para evitar a transmissão. Como se trata de uma doença viral, outras medidas podem ser adotadas para evitar o contágio, como lavagem das mãos e cuidados com alimentos.

De acordo com o médico Gilberto Sacioloto, existe uma vacina eficaz para impedir o contágio da doença, mas o produto não é distribuído a todos pela rede pública. O custo médio da vacina é de R$ 120 e pode ser ministrada também a crianças e adolescentes. "Em caso de crianças, aos nove meses, toma primeira dose e com um ano, a segunda dose. Ou pode tomar uma dose só, com um ano", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]