• Carregando...

O envenenamento de animais vem sendo registrado em diversos bairros de Curitiba nos últimos meses. No Jardim das Américas, só no mês passado, cerca de 20 animais, entre cachoros, gatos e passarinhos foram mortos por um veneno que acredita-se ser estricnina, um conhecido raticida.

Os venenos normalmente são colocados junto com comida, o que deixa pais de crianças ainda mais em alerta. O medo é que seus filhos acabem ingerindo o veneno. O suspeito é geralmente um vizinho que não gosta de animais. Os moradores, no entanto, ficam com medo de acusar sem provas.

Estatísticas oficiais são difíceis de serem obtidas, pois a maioria das ocorrências nem chega a ser registrada nas delegacias, o que contribui para a impunidade do criminoso. Quem for pego pode ser enquadrado pelo artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais. A pena pode chegar até a um ano de prisão.

Nos últimos quatro meses, pelo menos quatro animais morreram vítima de envenenamento no bairro Juvevê. A presidente da ONG SOS Bicho e moradora da região, Rosana Vicente Gnipper, relata que a necropsia realizada em um dos animais detectou que o veneno usado é o "chumbinho", feito a base de aldicarb, usado como implemento agrícola.

Veja a matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]