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As Cataratas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, tiveram um número recorde de visitação de quase 20 anos. A avaliação é do secretário estadual de Turismo, Celso Caron, ao comentar as 1.084.239 visitas que o Parque Nacional do Iguaçu recebeu em 2005. Foram 34 visitas a mais do que a sua melhor marca registrada em 1987. O recorde, segundo a Agência Estadual de Notícias, foi anunciado neste sábado (31) pelo Ibama, que controla a bilheteria do parque desde 1980.

"Foz do Iguaçu é um dos principais ícones do turismo brasileiro e os números vêm crescendo anualmente. Ao mesmo tempo em que as Cataratas do Iguaçu registram esse expressivo número de visitantes, Foz também está atingindo a marca dos 200 mil turistas europeus", disse Celso Caron à Agência.

Segundo Caron, tudo isso se deve a um trabalho bem sucedido, que está sendo feito em conjunto entre os órgãos públicos e o empresariado de Foz do Iguaçu. "Só neste ano, a Secretaria de Estado do Turismo participou de 32 eventos, sendo 11 internacionais e 21 nacionais, em parceria com a Embratur e o Ministério do Turismo, e sempre com Foz do Iguaçu".

Foz do Iguaçu conseguiu superar a casa de um milhão de turistas em três ocasiões: 2005, 1987 e 1986 - neste último foram 1.061.052 visitas. Só para ilustrar a grandiosidade dos números basta lembrar que um tempo atrás, em 2002, o parque recebeu 645 mil turistas. Isso significa um salto de 67% em três anos. O movimento de 2005 significa um aumento de 10,5% em relação ao fluxo de 2004, quando 980 mil visitaram o parque.

As Cataratas do Iguaçu se destacam ainda nos novos produtos e campanhas de divulgação nacional e internacional de órgãos federais e de empresas privadas. As cataratas vão estampar a campanha da Embratur e terão dois milhões de cartões telefônicos que serão comercializados neste mês de janeiro.

As cataratas estarão, pela segunda vez, o leque de peças publicitárias da campanha "Vire Fã do Brasil", promovida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O material, por iniciativa do Ministério do Turismo, tem como meta a promoção dos ícones turísticos do país em alguns mercados da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

A campanha se inicia em janeiro e vai até maio. A peça das Cataratas tem a foto das cachoeiras de fundo e, em primeiro plano, mais um fã do Brasil, Tony Perez, da Espanha. O investimento será, em cada um dos mercados, de US$ 830 mil.

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