• Carregando...

Hoje os curitibanos comemoram o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital. Uma missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr Vitti, é um dos pontos altos das cerimônias programadas pela Arquidiocese de Curitiba. A missa começa às 10 horas, e terá pregação do bispo de Paranaguá, dom João Alves dos Santos.

Também na catedral haverá duas outras missas – uma às 8h30, iniciando as festividades, e outra missa solene às 18 horas, celebrada pelo cônego Pedro Vilson, pároco da catedral. Nesta última celebração haverá ainda a coroação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Ao longo da tarde, entre 14 e 18 horas, haverá um "Momento Mariano", com a participação de movimentos e pastorais da Arquidiocese.

A catedral aguarda patrocínio para seu projeto de restauração. A igreja, construída no fim do século 19 em estilo neogótico, está com estruturas físicas deterioradas e algumas pinturas (de autoria dos irmãos italianos Carlos e Anacleto Garbaccio) danificadas. As prioridades são o telhado e a parte elétrica. A obra deve durar 15 meses e o projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Embora ainda não tenham surgido empresas interessadas em patrocinar a reforma, qualquer pessoa pode contribuir também, com doações feitas na catedral, ou com contribuições que podem ser abatidas no Imposto de Renda, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]