• Carregando...

Atualizado em 15/06/06, às 21h13

Milhares de fiéis participaram, em todo o estado, das celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira (15). A festa é comemorada em todo o mundo desde o século 14. A principal intenção dos religiosos é adorar a sagrada eucaristia.

Curitiba

Em Curitiba, a programação começou cedo, quando os fiéis foram às ruas para confeccionar os tapetes coloridos, e continuou à tarde, na missa em frente da Catedral Basílica, celebrada pelo arcebispo D. Moacir Vitti e o padre Reginaldo Manzotti. Cerca de 40 mil pessoas se reuniram em frente à igreja para manifestar sua fé publicamente.

Depois da celebração, de acordo com a reportagem do ParanáTV, os fiéis participaram de uma procissão, percorrendo dois quilômetros até o Centro Cívico, caminhando sobre os tapetes coloridos de serragem, papéis, pó de café e roupas, confeccionados durante a madrugada. Os tapetes foram montado por 1,8 mil voluntários das paróquias e moradores locais, e enfeitaram as ruas do centro da cidade.

Lapa

Na Lapa, na região metropolitana, os moradores também repetiram a tradição de acordar de madrugada e enfeitar os tapetes nas ruas para a procissão de Corpus Christi. O trabalho começou às 5h30 e mobilizou boa parte da comunidade.

Depois, a população lotou a igreja para a missa e, em seguida, os fiéis saíram em procissão do Santuário de São Benedito em direção ao Centro Histórico. A bênção final da celebração foi em frente ao Panteão dos Heróis, marco histórico, onde foi montado um altar.

Umuarama

Na cidade de Umuarama, no Noroeste do estado, não houve decoração nas ruas durante a celebração de Corpus Christi. O bispo diocesano, dom Vicente Costa, comandou a celebração na Catedral do Divino Espírito Santo, às 15h, onde houve procissão. Mas diferente dos anos anteriores, a igreja optou por não decorar as ruas. Foram montados apenas quatro altares para a arrecadação dos alimentos que serão doados às entidades assistenciais da cidade.

Cascavel

Cerca de 10 mil fiéis, segundo os organizadores, participaram da procissão religiosa que marcou o feriado de Corpus Christi em Cascavel, no Oeste do estado. Os fiéis percorreram cerca de dois quilômetros a pé entre a Igreja Santo Antônio e a Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada a missa de Corpus Christi. O arcebispo dom Lúcio Baumgaertner conduziu a cerimônia Eucarística. Neste ano, 15 paróquias se reuniram para manter a tradição religiosa da data.

Ponta Grossa

Pelo menos 30 mil pessoas acompanharam a procissão de Corpus Christi em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que percorreu cerca de quatro quilômetros pelo centro da cidade. Para 500 pessoas a celebração começou bem antes, às 3 horas, quando foram para as avenidas de trajeto da procissão cuidar da ornamentação dos tapetes coloridos. A comemoração terminou com uma celebração, realizada pelo bispo D. Sérgio Arthur Brasche.

Campo Mourão

Cerca de dois mil fieis de oito paróquias de Campo Mourão, acompanharam a procissão que saiu da Catedral, no centro da cidade, e seguiu por quase dois quilômetros até a paróquia de São Francisco. Antes da procissão, os fieis participaram de uma missa na praça central da cidade. Pelo caminho, integrantes das paróquias enfeitaram as ruas com tecido TNT e vasos de flores. A opção pelo enfeite simples segundo o Bispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, foi uma decisão das paróquias.

São Antonio da Platina

Mais de três mil pessoas participaram da tradicional procissão de Corpus Christi em Santo Antonio da Platina, no Norte Pioneiro. A cidade se mobilizou para a celebração, uma vez que 90% da população é católica. Apesar de não ter decorado o trajeto por onde os fiéis passaram, a Paróquia de Santo Antonio da Platina comemorou o resultado da procissão dois déias depois de comemorar o dia do seu padroeiro, Santo Antonio.

Jacarezinho

A tradicional festa foi marcada em Jacarezinho, pela beleza da decoração do trajeto onde por onde a procissão passou. No Norte Pioneiro, Jacarezinho é uma das poucas cidades que ainda mantêm viva a tradição da decoração do caminho por onde passa a imagem de Cristo ressuscitado.

Maringá

A celebração de Corpus Christi este ano teve uma novidade em Maringá, no Noroeste. A tradicional procissão na catedral Nossa Senhora da Glória foi substituída por uma missa no estádio Regional Willie Davids. O evento reuniu cerca de 20 mil pessoas das 22 paróquias maringaenses que lotaram a arquibancada do campo de futebol. A missa foi celebrada pelo arcebispo Dom Anuar Batisti.

Foz do Iguaçu

Pelo menos três mil fiéis participaram da celebração em Foz do Iguaçu, no Oeste. Um tapete colorido medindo um quilômetro de extensão e com motivos que lembram a eucaristia foi confeccionado para celebrar a festa do Corpo de Cristo. A cerimônia realizada na paróquia Nossa senhora do Perpétuo Socorro foi presidida pelos Bispos Dom Laurindo Guizzardi e pelo bispo emérito Dom Olívio Fazza, além da participação dos padres de todas as paróquias.

Paranaguá

A festa de Corpus Christi uniu duas igrejas centenárias de Paranaguá, no litoral do estado, a catedral do Rosário e o Santuário do Rocio. Mais de quatro mil pessoas participaram do evento que promoveu missa na Catedral Diocesana, procissão pelas ruas da cidade até o Santuário da Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. O tradicional tapete para chegada dos fiéis foi feito na praça do Santuário. A última missa do Santíssimo Sacramento de Corpus Christi foi rezada no Santuário do Rocio às 19h.

Confira no slideshow como foram as celebrações de Corpus Christi no estado

Veja também como foi o feriado religioso na reportagem em vídeo do ParanáTV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]