• Carregando...

O cavalo que foi encontrado agonizando na Rua Cassiano Ricardo, em Pinhais, na última quinta-feira (17), foi atendido pela Sociedade de Proteção Animal (SPA) e já apresenta melhora. Um moradora da rua onde o animal estava caído procurou ajuda em diversas entidades, mas só conseguiu apoio por volta das 22 horas da quinta, depois que uma funcionária da prefeitura de Pinhais solicitou ajuda da SPA.

A presidente voluntária da entidade, Soraya Simon, conta que o animal foi levado para a chácara da SPA e, depois de receber medicação, já conseguiu levantar e comer. Os moradores da região acreditavam que o animal tivesse sido atropelado. No entanto, o diagnóstico do veterinário é de espancamento. "Ele estava com marcas do que deve ter sido pauladas por todo o corpo, com a cabeça inchada e os olhos furados", comenta.

A prefeitura de Pinhais, por meio da assessoria de imprensa, informou que prestou atendimento ao animal, que era cadastrado no programa municipal O Carroceiro, que registra e fornece auxílio para famílias de catadores de material reciclável que usam animais para o trabalho.

Soraya conta que o dono do cavalo foi em busca do animal quando o resgate estava sendo feito. "A família deixava o animal em um terreno baldio e de um dia para o outro, ele apareceu nesta situação. Os donos tentaram medicar, mas eles não tem condições financeiras", explica.

A presidente da SPA afirma que o ideal seria que fosse constituído um sistema público para atendimento emergencial de animais feridos. "Toda a coletividade e também o poder público tem de intervir nessas situações", afirma, citando o artigo 225 da Constituição Federal, que trata da responsabilidade de animais.

Soraya informa que a SPA, mesmo com estrutura precária, atende todos os casos de animais feridos , durante a recuperação. Depois de saudáveis, os animais são encaminhados para doação. Em Curitiba, na mesma situação de encontrar um animal ferido, é possível entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do 156. Em Pinhais, o Centro de Controle de Zoonoses pode ser contatado pelo telefone (41) 3912-5396.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]