• Carregando...
José Mourinho teve o contrato renovado com o Real Madrid até 2016 | AFP
José Mourinho teve o contrato renovado com o Real Madrid até 2016| Foto: AFP

A 5.ª edição do Torneio Sulamericano de Arremesso de Celular e o 4.º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, realizados ontem em Foz do Iguaçu, na Região Oeste, serviram de alerta à população sobre o descarte correto de aparelhos eletrônicos. Para participar, cada competidor devia doar dois quilos de alimentos e levar o aparelho a ser jogado pelos ares.

Na categoria masculina de arremesso de celular, o primeiro lugar ficou com Ricardo Borges de Oliveira, com 99,17 metros. Já no feminino, Anieli Maria Alves atingiu a marca de 63,26 metros. "É a primeira vez que participo do torneio e fico muito feliz. Ganhei e ainda aprendi mais sobre o descarte correto do lixo eletrônico", comemorou Borges, de 19 anos.

Se o objetivo da competição era aliar diversão e conscientização ambiental, deu certo na família de Valdir Rinaldi. Ele levou os filhos Pedro e Carolina, de 13 e 11 anos, para competir. "Viemos para brincar, mas sabemos que os celulares que estavam guardados lá em casa numa gaveta não podiam ser simplesmente jogados na lixeira de casa e aqui encontramos a maneira certa de descartá-los", revelou.

Já a competição de Ar­­remesso de Notebook, a única no mundo neste formato, arrecadou 20 computadores para descarte e teve como vencedor Calixto Adelino Júnior, que atingiu 34,41 metros. "O objetivo das competições não é quebrar recordes, mas explicar sobre os perigos do descarte do lixo eletrônico de forma incorreta", destacou o coordenador do evento, Gabriel Santos.

Além dos 20 notebooks arrecadados, a organização recebeu mais de 400 celulares. A empresa Krefta Tecnologia em Serviços ficou responsável por dar a destinação correta. "Primeiro vamos separar os aparelhos por tipo e componentes e, depois, vamos encaminhar para empresas de reciclagem em São Paulo, Curitiba e Cascavel", explicou a engenheira ambiental da empresa, Gabriela Krieger.

Descarte consciente

A engenheira ambiental destacou que, a partir de 2014, deve entrar em vigor no Brasil uma lei que regulamenta o descarte correto de lixos eletrônicos em todos os municípios do país. A ideia é proibir que qualquer material reciclável se misture com o lixo doméstico nos aterros sanitários. "Os equipamentos eletrônicos contêm metais pesados e esses resíduos, quando expostos ao meio ambiente, causam sérios dados à saúde, tanto dos seres humanos quanto das plantas e animais", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]