• Carregando...
Visitantes lotaram o santuário para assistir às missas e novenas | Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo
Visitantes lotaram o santuário para assistir às missas e novenas| Foto: Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo

O ponteiro do relógio não marcava 4 horas da manhã desse domingo quando dezenas de romeiros aguardavam na porta do santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, para participar da missa das 6 horas. Para dar conta do volume de pessoas que, costumeiramente, vêm ao Litoral para a celebração, o santuário providenciou um telão para transmitir a missa também no pátio, do lado de fora da igreja. Ao longo do dia, cerca de cem mil pessoas circularam na festa. Nos fins de semana, a programação é extensa, com missas, novenas, confissões de hora em hora, além de eventos culturais simultâneos, como apresentações de fandango e teatro para crianças.

Às 8 horas, cerca de dois mil romeiros lotaram mais de cem embarcações nas margens do Rio Itiberê, local de saída da 11.ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio. O reitor do santuário do Rocio, padre Sérgio Campos, foi quem dirigiu as orações no trajeto da imagem da santa, do barco até o templo, onde, às 11h30, foi realizada uma missa.

A aposentada Santina do Rosário, de 79 anos, que mora em Pontal do Paraná, participa da celebração desde criança. Neste ano, ela convidou a vizinha Irene Odanski, que foi à festa pela primeira vez. "Meu avô e meu pai eram devotos da santa e eu sigo a tradição da família desde criança. Enquanto tiver saúde não perco este tempo especial por nada. Lembro dos ensinamentos do meu pai, da minha mãe. Volto às raízes ", disse.

A festa deste ano é a 200.ª edição e deve receber 550 mil visitantes até o seu último dia, em 16 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]