• Carregando...

O cemitério de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foi embargado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por falta de licença ambiental e risco de contaminação do solo. Como mostrou uma reportagem do ParanáTV, conforme a lei, os cemitérios novos precisam de licença ambiental e os antigos devem passar por obras que impeçam a contaminação.

Segundo a superintendência do IAP, menos de 10% dos cemitérios do Paraná têm licença ambiental. A lei para cemitérios tem menos de dois anos e a licença é difícil de ser liberada. O método para enterrar os mortos não mudou muito nesses últimos séculos. Os caixões são colocados em túmulos e ficam em contato direto com a terra, sem qualquer tipo de proteção para evitar a contaminação do solo e da água subterrânea. Além disso, em muitos cemitérios, falta manutenção nos túmulos.

Em Ponta Grossa, há um cemitério administrado pela Igreja que tem um poço com 230 metros de profundidade, com análises semanais da água. Além disso, os túmulos são de concreto, lacrados com cal virgem, para esterilizar o ambiente. Porém, o cemitério é particular e as famílias têm de pagar por esse diferencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]