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Aliado ao sistema externo, uma central com computadores monitora o tráfego nas ruas atendidas pelo sistema | Daniel Caron/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Aliado ao sistema externo, uma central com computadores monitora o tráfego nas ruas atendidas pelo sistema| Foto: Daniel Caron/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Aliado ao sistema externo, uma central com computadores monitora o tráfego nas ruas atendidas pelo sistema

A Prefeitura e a Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciaram nesta terça-feira (10) os trabalhos de monitoramento do tráfego na região central da cidade com a Central de Controle Operacional (CCO). O sistema funciona, a princípio, com parte das câmeras e painéis instalados no anel viário da cidade.

Nesta terça-feira, cinco câmeras de fibra ótica e três painéis começaram a funcionar. Aliado ao sistema externo, uma central de controle, localizada atrás da Rodoferroviária de Curitiba, monitora o tráfego nas ruas atendidas pelo sistema. Os terminais do Cabral e do Pinheirinho já testam os painéis luminosos que informam a localização dos ônibus.

O objetivo do CCO é atender aos motoristas para melhorar a mobilidade do trânsito. Em casos de congestionamento e acidentes, os condutores do transporte coletivo, por exemplo, serão avisados em tempo real da condição do tráfego para não passar por ruas com tráfego parado.

Os motoristas dos ônibus terão comunicação direta com fiscais da Urbs para informarem sobre a possibilidade de mudanças de rotas, horários ou paradas imprevistas. A previsão é que até o fim do ano o sistema esteja disponível para todas as linhas.

A intenção, segundo a Urbs, é que gradativamente as 21 câmeras instaladas e os painéis do anel viário passem a funcionar até o início de junho. As câmeras são instaladas no alto de postes de até 15 metros de altura e funcionam em circuito fechado de televisão (CFTV), com zoom de até 36 vezes.

O Centro de Controle Operacional faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um conjunto de obras e equipamentos para auxiliar na mobilidade urbana de Curitiba. O projeto inclui também mudanças no funcionamento de semáforos para facilitar na fluidez do tráfego. Eles vão abrir e fechar de acordo com a situação do trânsito.

De acordo com o presidente da Urbs, Marcos Isfer, mesmo com todas as modernizações, o valor da tarifa de ônibus em Curitiba não deve aumentar além do reajusta anual. O presidente revela que as verbas para a implantação vieram do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU), do a PAC da Copa e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

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