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A nova faixa para ciclistas no Centro Cívico é mais atrativa que aquela na região central?

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A partir de 29 de março, dia do aniversário de Curitiba, a cidade ganhará uma nova rota de lazer para quem costuma usar a bicicleta durante os fins de semana. O projeto da prefeitura é que uma faixa da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, seja bloqueada durante os domingos em um trecho de pouco mais de um quilômetro, entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete, para trânsito exclusivo de ciclistas.

A ideia é incentivar os curitibanos a utilizarem as bikes no fim de semana e promover a integração com ciclovias já existentes, montando um circuito para quem pretende visitar parques e atrações turísticas.

Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, há planos de expandir o projeto para outros bairros, mas ainda não há nada decidido. "O que definimos por enquanto é o bloqueio da faixa na Cândido de Abreu e que vai haver eventos de lazer e brincadeiras no local."

O espaço vai permanecer fechado em um horário determinado, que ainda deve ser definido, e não vai ter pintura especial, como aconteceu com as Ciclofaixas de Lazer, pintadas de vermelho no Centro da cidade.

A ideia é que, a partir da nova faixa, as pessoas possam utilizar as estruturas já existentes para se locomover para outros locais da cidade. "A família pode transitar pela Cândido de Abreu, pegar a ciclovia até o Parque São Lourenço e passar o domingo lá, ou fazer o caminho contrário e vir do bairro até o Passeio Público."

Meio de transporte

O coordenador-geral da CicloIguaçu, Jorge Brand, afirma que a faixa permite uma ligação importante com áreas de lazer, como o Bosque do Papa e o Parque São Lourenço, mas é preciso um esforço para tornar a bicicleta um meio de transporte para o dia a dia.

"Curitiba já tem o conceito de lazer associado à bicicleta, mas é preciso investimento para ampliar a educação no trânsito, promover a requalificação da estrutura cicloviária existente, implantar vias exclusivas para as bicicletas e tornar os cruzamentos mais seguros."

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