• Carregando...

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná pretende vacinar 1,2 milhão de pessoas no estado durante a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacinação começa no sábado (5) com uma Mobilização Nacional, quando todos os postos de saúde do Brasil funcionarão das 8h às 17h e termina no dia 25 de maio.

Lançada nesta terça-feira (24) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a campanha nacional tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos, gestantes, trabalhadores de unidades de saúde, crianças de 6 meses e menores de 2 anos e presos. A Secretaria Estadual tem como meta a imunização de pelo menos 80% do público-alvo.

Em Curitiba, o público-alvo total é de 158 mil idosos, 30 mil bebês entre 6 meses e menores de 2 anos, 15 mil gestantes e 100 indígenas da comunidade do bairro Caximba. A meta é imunizar 203 mil pessoas.

Além de proteger contra o vírus da gripe normal, a vacina também age contra o vírus da gripe A (H1N1). A dose é única, com exceção para as crianças. Barbosa ressaltou que a vacina é segura e não causa a gripe. O único cuidado aconselhado pelo secretário é para pessoas com alergia à proteína do ovo. Estas pessoas devem procurar um médico antes de serem vacinadas.

Exceções

Bebês que tenham mais de 6 meses e menos de dois anos devem receber duas doses da vacina, com um intervalo de 30 dias. Já as crianças que foram vacinadas no ano passado deverão tomar apenas uma.

Pela primeira vez, o grupo prisional receberá a vacina durante a campanha nacional. Cerca de 500 mil presos receberão doses contra a gripe, bem como contra a hepatite B, a difteria, o tétano tipo adulto, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a febre amarela.

Brasil

No cenário nacional, a meta é que até o final da campanha sejam imunizadas 80% da população, ou seja, 24,1 milhões que incluem idosos a partir de 60 anos (20,5 milhões), crianças entre 6 meses e 2 anos (4,3 milhões), grávidas em qualquer período da gestação (2,1 milhões), povos indígenas (586 mil) e trabalhadores de saúde (2,4 milhões).

Ao total, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde por todo o Brasil receberão as vacinas. Segundo o Ministério, neste ano foram investidos R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões doses. No ano passado, 84% do público-alvo definido foi imunizado, cerca de 25,134 milhões de pessoas. "Em 2011 tivemos redução de 66% de óbitos e 44% de internações geradas pela Influenza graças à vacinação e uso do antigripal", disse o ministro Padilha durante o lançamento da campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]