• Carregando...

A Cetesb multou em R$ 180 mil a empresa Anaconda Ambiental e Empreendimentos por conta de um deslizamento de 100 mil toneladas de resíduos ocorrido na madrugada do último sábado (6) em um aterro em Santa Isabel, na Grande São Paulo.

O deslizamento aconteceu na parte nordeste do aterro que tem 300 mil metros quadrados. Segundo a Cetesb, a pilha de resíduos alcançava cerca de 50 m de altura e espalhou-se por cerca de 8.000 metros quadrados, sem ultrapassar os limites do aterro.

Apesar disso, o material que deslizou chegou a "encostar" em uma área de mata nativa e no leito de um corpo d'água intermitente, informou o sócio-proprietário da empresa Edélcio Lungarezi. Ele disse ainda que a área onde ocorreu o acidente estava desativada há cerca de um anos.

Além de pagar a multa, a empresa também deve adotar medidas emergenciais de segurança e apresentar no prazo de cinco dias, "um plano geral de reestruturação e adequação do aterro que garanta sua estabilidade, a segurança, a saúde e o bem estar público, bem como a recuperação da degradação ambiental".

O aterro recebe cerca de 500 toneladas diárias de lixo de Mogi das Cruzes, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim, Salesópolis e Caraguatatuba. O funcionamento do aterro não foi prejudicado pelo deslizamento.O sócio-proprietário da empresa afirmou que o acidente ocorrido no sábado é "considerado normal" e destacou que já foram chamados geólogos e uma empresa especializada nesse tipo de acidente foi contratada.

Segundo ele, técnicos já estão fazendo estudos no local para saber o que provocou o deslizamento. E o material dessalizado deverá já ter sido recolocado em, no máximo, quatro semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]