• Carregando...

A coordenadora de Habilitação do Detran-PR, Maria Aparecida Faria, faz um alerta para os condutores que renovarem a carteira depois da próxima terça-feira: checar se os centros de formação de condutores estão habilitados para dar os cursos de Primeiros Socorros e Direção Defensiva. Para estes cursos, a habilitação junto ao Detran-PR é diferente da exigida para quem está tirando a carteira pela primeira vez.

A principal diferença está na carga horária. Para "motoristas de primeira viagem", a carga total é de 30 horas de aulas teóricas (incluídas todas as disciplinas). São oito horas de Direção Defensiva e quatro de Primeiros Socorros. Para quem for renovar a carteira, o curso de Direção Defensiva tem 10 horas e o de Primeiros Socorros, de cinco horas. Curitiba e região metropolitana têm aproximadamente 130 auto-escolas, de acordo com o Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Paraná.

Os próximos passos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverão ser na direção de regulamentar os sistemas de som dos automóveis. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei federal que obriga os fabricantes ou importadores de produtos eletrônicos a advertir o consumidor a respeito dos malefícios causados por equipamentos com capacidade superior a 85 decibéis.

Som no carro

Segundo o advogado Marcelo Araújo, especialista em Direito do Trânsito, a regra vale também para os automóveis. "Vale para o som emitido para dentro do veículo e para fora", diz Araújo. "O Contran ainda vai regulamentar o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro. Hoje, esse tipo de infração é tratada com perturbação do sossego." Música alta, por exemplo, pode resultar em acidentes. "Trilho de trem é típico. Um dos fatores que pode desencadear esse tipo de acidente é o som alto."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]