• Carregando...

Curitiba – Técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) iniciam na próxima segunda-feira uma operação conjunta para analisar contratos de 69 prefeituras paranaenses. Inicialmente seriam 70 cidades, mas Campo Largo já passou por auditoria.

Os municípios escolhidos fecharam convênios com a Planam ou com empresas ligadas ao empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin. Ele é acusado de comandar a máfia das ambulâncias. No Paraná, 18 técnicos vão analisar cerca de 140 convênios.

A primeira fase da operação começa na região metropolitana de Curitiba. A partir do dia 18, os auditores vão para o interior.

Os técnicos devem repassar relatórios para o Tribunal de Contas da União (TCU) no Paraná. O órgão vai cuidar da finalização da investigação e depois encaminhar os pareceres ao tribunal em Brasília. Cada estado tem um ministro relator no TCU na capital federal. Após analisar os processos, o ministro apresenta o parecer final aos colegas para decidirem a punição ou não dos envolvidos.

Segundo Carlos Eduardo Dias Pereira, do TCU no Paraná, se forem constatados prejuízos financeiros serão feitas representações contra os envolvidos. Os citados terão prazo para apresentar defesa ou pagar a dívida.

Se condenados, os envolvidos podem ficar inelegíveis e pagar multa proporcional ao valor do prejuízo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]