• Carregando...

Brasília, 01 (AE) - A solução para evitar futuras novas quedas no sistema de transmissão da Hidrelétrica de Itaipu pode passar pela instalação de pequenos guarda-chuvas (ou chapéus chineses) para proteger, nas linhas de transmissão, os equipamentos conhecidos como isoladores. Esses aparelhos têm como função evitar elevações abruptas de tensão. O relatório que está sendo elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o apagão do mês passado deverá apontar entre as possíveis causas do blecaute uma eventual falha nesses isoladores, provocada pelo excesso de água da chuva.

"Podemos sugerir a instalação desses guarda-chuvas para dar aos isoladores uma suportabilidade acima da exigida na norma", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, após quase quatro horas de reunião do grupo de trabalho, criado pelo governo para estudar as causas do blecaute, que deixou 18 Estados sem luz, no dia 10 de novembro.

Chipp, entretanto, afirmou que essa ainda é uma hipótese em estudo. O relatório definitivo do ONS - conhecido como Relatório de Análise de Perturbação (RAP) - será apresentado ao grupo de trabalho e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na próxima sexta-feira (4).

O que as autoridades já sabem, até o momento, é que as linhas que transportam energia de Itaipu para São Paulo foram desligadas após três curto-circuitos quase simultâneos. Na versão do governo, as falhas podem ter sido causado por descargas atmosféricas ou por problemas nos isoladores (sendo que uma das hipótese é a de que o excesso de água tenha sido responsável pela falha desses equipamentos).

Depois que o ONS encaminhar o relatório à Aneel, caberá à agência tocar as investigações e, na condição de órgão regulador e fiscalizador, punir eventuais culpados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]