• Carregando...
Alunos de Arquitetura e Urbanismo vão dar ideias para as estações de metrô localizadas nos atuais terminais de ônibus | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Alunos de Arquitetura e Urbanismo vão dar ideias para as estações de metrô localizadas nos atuais terminais de ônibus| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Maratona

A charrete deste ano discutiu o metrô. O nome carinhoso do evento se deve a uma tradição francesa. No século 19, a Faculdade de Belas Artes da França, situada em Paris, organizava uma competição diferente entre os estudantes. Em 24 horas, eles deveriam concluir um projeto nos termos da instituição. E a maratona se encerrava de forma inusitada: uma charrete recolhia os trabalhos. Os projetos não entregues ao veículo não eram avaliados. (VB)

Novas sugestões para as futuras estações do metrô de Curitiba devem estar concluídas por volta do meio-dia de hoje. As propostas são resultado do esforço de 60 profissionais e acadêmicos de Arqui­­tetura e de Urbanismo, após uma maratona de 24 horas consecutivas de trabalho. Proposto pela Associação Brasileira dos Escri­­tórios de Arquitetura (Asbea) em parceria com a Universidade Posi­tivo (UP), o evento, oficialmente chamado de 2.º Mutirão Projetual Colaborativo (no meio acadêmico é mais conhecido como "Char­re­te"), pretende concluir quatro ou cinco projetos detalhados e completos das estações do metrô localizadas nos atuais terminais de ônibus da capital.

"No metrô, os usuários enxergam as estações. Nós, como arquitetos, queremos colaborar nessa área", explica Orlando Pinto Ribeiro, coordenador do curso de Arquitetura e Urba­­nismo da UP e diretor de planejamento da Asbea. Entre as diretrizes levadas em conta pelo grupo estão a funcionalidade, a integração com outros meios de transporte, a acessibilidade, os impactos ambientais e o custo-benefício apropriado. "Cada projeto será di­­fe­­rente porque pretende atender aos interesses de uma região", diz Ribeiro.

Em seguida, as ideias devem ser apresentadas ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), órgão responsável pelo projeto do metrô. Assessor de Planejamento do Ippuc, Reginaldo Reinert considera relevante receber variadas opiniões sobre o futuro eixo de transporte. "Nesta etapa de projeto, quanto maior o número de opiniões, melhor será. Quando vira obra, porém, não se pode ficar discutindo", afirma. A possibilidade de aproveitar ideias não significa, contudo, que os projetos serão apropriados pelo Ippuc. "O resultado da maratona será um trabalho acadêmico. Algumas das ideias podem ser aproveitadas ganhando o contorno profissional", afirma.

Oportunidade

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo comemoram a oportunidade de trocar experiências com diferentes profissionais. "Considero importante esse trabalho porque conhecemos ideias de pessoas de fora do nosso cotidiano", opina Mariana Dissenha, estudante do 2.º ano da UP. Para o aprendizado, Ribeiro também considera uma possibilidade única por ensinar como lidar com a pressão e, sobretudo, o trabalho em equipe. O evento também contou com a participação de acadêmicos da UTFPR e da UFPR.

Serviço:

É possível fazer sugestões sobre o projeto do metrô de Curitiba até 31 de outubro, pelo site www.metro.curitiba.pr.gov.br; pessoalmente ou via correio no endereço Avenida Cândido de Abreu, 817, subsolo – Centro Cívico – Curitiba-PR, CEP: 80530-908.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]