• Carregando...

Em meio à troca de comando do Ministério da Defesa, o chefe do Cenipa, Jorge Kersul Filho, deixou ontem escapar à CPI do Apagão Aéreo da Câmara que teme perder o seu cargo. Enquanto prestava depoimento à comissão, a placa indicativa com o nome do brigadeiro caiu no chão. Com o susto, Kersul disse esperar que isso não seja um "mau presságio".

Em resposta, o presidente em exercício da CPI, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), brincou com o brigadeiro ao afirmar que a queda não era de um avião, mas somente de uma placa – o que não justificaria o susto. Kersul completou de forma lacônica: "Confesso que não pensei num avião, pensei na minha função".

O ex-ministro Waldir Pires (Defesa) foi exonerado do cargo após a nova crise aérea desencadeada pelo acidente com o Airbus-A320 da TAM. Pires foi substituído por Nelson Jobim, que assumiu a função com a promessa de promover mudanças no comando da Infraero e da Anac. O novo ministro deixou claro que vai estar no comando das ações para conter a crise aérea do país – o que inclui mudanças nos organismos que administram o setor. "Nós precisamos rever essa estruturação. Nós não podemos deixar que haja mais comando fora de regências. Isto aqui tem que funcionar como uma orquestra. E o maestro sou eu. Sob as ordens do presidente Lula", disse Jobim.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cézar Britto, deve ingressar na Justiça com ação civil pública pedindo a demissão da diretoria da Anac por improbidade administrativa. Segundo Winston Neil Bezerra de Alencar, presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB, a ação cabe, principalmente, porque os diretores da Anac não têm conhecimento técnico da função conforme exige a lei que criou a agência reguladora.

Alencar afirmou que a Anac também não vem cumprindo suas funções, se confrontada a legislação que disciplina as agências reguladoras com os fatos ocorridos na crise aérea, especialmente no que se refere ao acidente com o vôo 3054 da TAM em Congonhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]