Já chega a 10 o número de municípios paranaenses que decretaram situação de emergência por acusa dos temporais que atingiram o estado no último fim de semana. Pela manhã, eram sete cidades. Coronel Vivida, Enéas Marques e Prudentópolis foram incluídas na lista, ao lado de Marquinho, Nova Prata do Iguaçu, Corbélia, Realeza, São João, Salto do Lontra e Verê. A informação consta no último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 18 horas desta quinta-feira (25).

CARREGANDO :)

O instrumento que permite agilizar intervenções de urgência na cidade com a dispensa de licitação e possibilita também a solicitação de recursos. As cidades que decretaram a situação foram as mais atingidas pela chuva. Corbélia, por exemplo, 2,8 mil residências foram danificadas pelo granizo, que deixou 915 pessoas desalojadas, 15 desabrigadas e 23 feridas.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 3.597 precisaram deixar as suas casas em todo o estado, e 2.775 ainda continuam nessa condição. O número de afetados de alguma maneira pelas tempestades passou para 68.168 mil, com 13.212 casas danificadas em 50 cidades. Seis casas foram completamente destruídas e 47 pessoas ficaram feridas.

Publicidade

Depois da chuva que atingiu o estado, a quarta-feira (25) amanheceu com tempo bom no interior e com muito frio. Na região de Guarapuava, os termômetros ficaram entre 1ºC e 2ºC no início do dia. Em Curitiba, a mínima foi de 5ºC. Não há previsão de temporais nos próximos dias, mas o fim de semana deve ser de chuva, conforme prevê o Instituto Tecnológico Simepar.

Veja também
  • Cinco cidades do Paraná decretam situação de emergência por causa da chuva
  • Sobe para 2,5 mil o número de desalojados por causa da chuva no PR
  • Londrina: 39 escolas municipais contabilizam estragos por causa da chuva
  • Primavera chega com ventos de 107 km/h e provoca destruição em Londrina