• Carregando...
Na cidade de Camboriú, a chuva arrastou parte do novo calçamento | Carlos Beppler
Na cidade de Camboriú, a chuva arrastou parte do novo calçamento| Foto: Carlos Beppler

Participe

Se você está em uma das regiões atingidas ou conhece alguém que sofreu algum dano com a chuva, deixe seu comentário no formulário abaixo e envie imagens para a Gazeta do Povo.

Seu texto ou imagem poderá ser publicado pela redação da Gazeta do Povo. Só serão publicadas as informações com nome e sobrenome, telefone, cidade, país e e-mail.

Ao enviar fotos ou vídeos, você concede à Editora Gazeta do Povo S.A, com sede na Rua Pedro Ivo, 459, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil, inscrita no CNPJ 76.530.047/0001-29, o direito de publicar o material a título de divulgação. Participe!

Os temporais que atingiram Santa Catarina entre a noite de terça-feira (18) e a madrugada desta quarta-feira (19) provocaram estragos em 13 municípios. A chuva alagou ruas, provocou quedas de barreiras e o vento derrubou árvores e deixou o mar agitado. De acordo com relatório do Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC), 50 mil pessoas foram afetadas, 1.678 tiveram de deixar suas casas.

A chuva começou por volta das 21 horas e atingiu o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. Houve estragos em Biguaçu, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Ilhota, Itapema, Lages, Palhoça, Penha, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Tijucas e na capital. Pelo menos 810 pessoas estão desabrigadas - tiveram suas residências atingidas e foram levadas para abrigos temporários -, e 868 estão desalojadas – foram para casa de parentes ou amigos.

O ciclone extratropical que está sobre o oceano provocou ventos de até 80 km/h. Equipes da Defesa Civil sobrevoaram as áreas atingidas. A chuva também provocou estragos nas estradas. Uma queda de barreira interditou a rodovia BR-101 no km 232, Morro dos Cavalos, em Palhoça. Equipes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) retiraram a terra e liberaram a estrada no final da tarde. Também houve desmoronamento em dois trechos da BR-280, no km 1 e no Km 31, mas as pistas não chegaram a ser bloqueadas.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul foram registradas rajadas de vento de até 100 km/h. O município de Tramandaí, no litoral Norte, foi o mais afetado. Segundo a Defesa Civil do estado, cinco pessoas estão desabrigadas e 60 desalojados.

Em Cidreira, também no litoral Norte, pelo menos quatro pessoas ficaram desalojadas. Os bairros Chico Mendes e Zona A foram os mais castigados pelos alagamentos. Há registro de formação de ondas de até três metros de altura. O Porto de Rio Grande ficou fechado.

Emergência

Até terça-feira, Santa Catarina tinha 102 cidades em situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos três meses. Florianópolis decretou emergência por causa da ressaca do mar, com ondas chegando a 3 metros.

Só na última semana, 27 municípios decretaram emergência. A declaração é exigida pe­­la Secretaria Nacional de Defesa Ci­­vil para liberação de verbas emergenciais para o município on­­de ocorreu o desastre. A vigência do decreto é de 90 dias, e ele po­­de ser prorrogado por igual período.

O volume de chuva no mês de maio está acima da média na maior parte das regiões catarinenses, segundo a meteorologista Marilene de Lima, do Centro de Informações de Recursos Ambien­tais e de Hidrometeorologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]