• Carregando...

A empresa americana Chevron informou nesta quarta-feira (4) que instalou mais um equipamento de contenção no fundo do mar para capturar as gotas de petróleo residual que ainda vazam das fissuras. Segundo a companhia, agora são 14 equipamentos de contenção que se assemelham a contêineres. Esse equipamento, desenvolvido e fabricado pela Chevron no Brasil para colher as gotas de óleo que ainda saem do solo, estão sendo monitorados diariamente por um robô (ROV- Remote Operated Vehicle).

A petroleira vem fazendo a instalação das máquinas desde o dia 10 de dezembro. Até agora, devido ao pequeno volume que ainda sai das fissuras, houve a recuperação do óleo acumulado em apenas um desses equipamentos, no dia 17 de dezembro. De acordo com a empresa, na ocasião, foram retirados cerca de 7 litros de óleo. Por sua vez, a mancha de óleo ainda na superfície do mar totaliza menos de 13 litros.

Um problema ocorrido durante a perfuração de um poço no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no início de novembro, provocou o vazamento de cerca de 2,4 mil barris de petróleo por fissuras no fundo do mar. A Chevron recebeu uma multa do Ibama e três autuações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A empresa está recorrendo administrativamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]