• Carregando...

Brasília – O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), negou ontem que tenha colaborado para pôr em discussão a proposta que sugere o terceiro mandato para o presidente da República. O petista disse ser "pessoalmente" contra a idéia e afirmou ainda que a tendência na Casa é de "acabar" com a reeleição e não aprovar mais um mandato.

"O mais provável (na Câmara) é se acabar com a reeleição. Sou contra o terceiro mandato. Não vejo possibilidade alguma que isso se evolua", afirmou.

Chinaglia teria determinado desarquivar em abril deste ano uma proposta de emenda constitucional (PEC) que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários, o que abriria caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O petista disse que não determinou ordem alguma. Segundo ele, o desarquivamento é efetuado de forma automática, quando um parlamentar solicita à Secretaria Geral da Câmara que sejam desarquivados todos os projetos dele.

No caso, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) solicitou o desarquivamento de propostas sobre a reeleição. Segundo Chinaglia, o deputado petista pediu que todos os projetos dele fossem desarquivados, não apenas os que tratavam de reeleição.

Ganhou força nos últimos dias o assunto sobre o terceiro mandato por meio da discussão estimulada pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Wilson (PTC-MG).

O líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ), criticou ontem a posição de Ribeiro. "A questão de propor um terceiro mandato não é uma decisão individual do parlamentar. Essa disposição (de Devanir Ribeiro) não combina com a estratégia do governo nem do partido (PT)", afirmou Luiz Sérgio.

Luiz Sérgio deve conversar na próxima semana com o deputado para adverti-lo de que a discussão não tem o apoio do presidente da República nem do PT e que atrapalha o governo.

O líder negou que ocorra um movimento intenso na Câmara para levar o assunto adiante e aprová-lo ainda neste ano. Segundo o deputado, o tema não interessa à base aliada nem ao presidente da República.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]