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Ônibus e trem batem em Pinhais, região metropolitana de Curitiba: mulher morre e motorista do transporte coletivo tem perna amputada | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Ônibus e trem batem em Pinhais, região metropolitana de Curitiba: mulher morre e motorista do transporte coletivo tem perna amputada| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas – uma delas mutilada – em acidente envolvendo um trem da concessionária América Latina Logística (ALL) e um ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT) da região metropolitana de Curitiba. A colisão ocorreu em Pinhais, no cruzamento da Rodovia João Leopoldo Jacomel com a linha férrea, por volta das 18h30 de ontem. Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido confirmada a identidade da pessoa que morreu no acidente. O Corpo de Bombeiros informou apenas que tratava-se de uma mulher.

Quatro pessoas ficaram feridas. Duas delas foram encaminhadas para o Hospital Cajuru. O motorista do ônibus, Mário Alves Martins, está em estado grave. Ele teve a perna esquerda amputada e chegou ao hospital inconsciente. Aline Shinaider Fortes sofreu fratura na perna, mas está lúcida. Segundo o Siate, outras duas vítimas teriam sido encaminhadas para o Hospital Evangélico e São José, em São José dos Pinhais.

A locomotiva com 47 vagões e 3,2 mil toneladas dirigia-se para Paranaguá, carregada de soja, farelo e madeira. Um maquinista e um auxiliar conduziam o trem. Nenhum dos dois se feriu. O ônibus, de placa AHV 4527, foi arrastado por cerca de 80 metros e teve sua parte dianteira destruída.

Segundo testemunhas, o ônibus teria reduzido a velocidade quando se aproximou da linha férrea. Mesmo assim, avançou sua parte dianteira sob a linha, sendo atingido pela locomotiva. O cruzamento da João Leopoldo Jacomel conta com a sinalização exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro: a cruz de Santo André (com os dizeres "Pare, olhe, escute") e com taxões redutores de velocidade. Segundo a ALL, diferentemente do que ocorre em Curitiba, não existe sinalização sonora ou luminosa no cruzamento.

"Em Curitiba temos um convênio com a prefeitura que possibilita termos esses equipamentos", explica Ivana Spir, gerente de relações corporativas da empresa.

Segundo ela, em pontos de passagem de veículos, o maquinista é orientado a emitir sinais sonoros de alerta, a partir de 200 metros antes do cruzamento. Um computador interno que funciona como caixa-preta será analisado pela empresa e poderá informar se o sinal foi mesmo disparado. O trânsito ficou complicado na região e os motorista que rumava de Curitiba para Pinhais tiveram de fazer um desvio de sete quadras para contornar o acidente.

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