i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Meio ambiente

Chuva ajudou a reduzir ocorrências

  • 03/09/2008 21:01

A causa da redução de incêndios florestais em agosto foi a chuva dos 15 primeiros dias do mês. Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, depois de um dia de chuva a vegetação leva de três a quatro dias de sol para secar e correr risco de incêndio. "Por isso, incêndios ambientais não seriam possíveis em muitas regiões do estado em agosto", afirma.

Maringá é um exemplo. A cidade, que costuma concentrar a maioria dos registros de incêndios de campo do estado, teve 230 milímetros de chuva em agosto, contra apenas oito milímetros em julho. O tempo seco de julho possibilitou a ocorrência de 630 queimadas; já no período chuvoso de agosto, os número de casos caiu para 259.

Braune acredita que a baixa umidade, típica de agosto, foi antecipada para julho neste ano. Segundo ele, a mudança não se deu devido a nenhum fenômeno incomum, mas apenas em virtude de frente fria. Um fato que surpreendeu o meteorologista foi a seqüência de dias chuvosos em agosto. Em agosto de 2007, o volume pluviométrico em Maringá chegou aos 253 milímetros. A diferença é que em 2008 o período de chuva durou mais. A média histórica da umidade relativa do ar em Maringá está entre 90 a 100 milímetros para o mês de agosto.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.