• Carregando...

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ligado à prefeitura, retirou às 17h30 desta terça-feira (2) todas as regiões de São Paulo e as marginais do estado de atenção. O índice de congestionamento em São Paulo, às 18h24, era de 209 km, ou 25% dos 835 km de vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

De acordo com o CGE, a chuva durou cerca de uma hora e 15 minutos na capital paulista, com pontos de forte intensidade principalmente entre as Zonas Norte e Leste. Por volta das 18h, apenas uma chuva leve caía em algumas regiões da cidade.

As Zonas Sul, Oeste e Norte, o Centro, e as marginais Pinheiros e Tietê entraram em estado de atenção por volta das 16h05 desta terça-feira (2). Vinte minutos depois, foram colocadas em atenção as regiões Sudeste e Leste da capital paulista. O maior índice de chuva registrado pelo CGE foi sobre o Córrego Cabuçu de Cima, no extremo da Zona Norte.

Além disso, choveu 22,2 mm no Córrego Aricanduva, 15,9 mm na Freguesia do Ó e 13,8 mm na altura da Ponte do Piqueri, na Marginal Tietê. De acordo com o CGE, a aproximação de uma frente fria mantém o risco de chuva entre a noite desta terça-feira (2) e a madrugada de quarta-feira (3). A temperatura não deve subir muito na quarta, quando a máxima não deve ultrapassar dos 23ºC.

Alagamento

As pancadas de chuva que atingiram toda a capital paulista castigaram principalmente a Zona Norte, deixando ruas e casas alagadas e pessoas e carros ilhados em alguns bairros da região. Até as 18h, a sala de comunicação do Corpo de Bombeiros havia recebido oito chamadas, a grande maioria de pessoas ilhadas solicitando auxílio. Não há registro de vítimas nas enchentes na Zona Norte até o momento, segundo os bombeiros.

Apesar dos relatos de alagamentos na Zona Norte, o CGE registrava apenas dois pontos de alagamento na região central da cidade: Avenida Rio Branco, altura do número 737, sentido Centro, e na Avenida 23 de Maio, altura da Praça da Bandeira, sentido aeroporto.

As avenidas Maria Amália Lopes de Azevedo e Coronel Sezefredo Fagundes, no Jardim Tremembé, apresentaram vários pontos de alagamento. O soldador Eraldo Teixeira Pires, de 36 anos, estava em um ônibus, retornando para casa, na Vila Aerosa, quando a água subiu na região da Avenida Sezefredo Fagundes. De acordo com ele, vários funcionários de uma garagem de uma empresa de ônibus ficaram ilhados. Em vários pontos, o alagamento das ruas impediu a passagem de carros, segundo ele.

Congonhas fecha

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou fechado para pousos e decolagens das 16h10 às 16h22, de acordo com a assessoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Após esse horário, o aeroporto reabriu, mas passou a operar apenas por instrumentos.

O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, operou só por instrumentos das 16h40 às 17h, segundo a Infraero. Depois disso, as operações voltaram a ocorrer visualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]