• Carregando...

Depois da trégua de uma semana, as chuvas voltaram a causar prejuízos no Paraná, entre a noite de quinta-feira e a manhã de ontem. Fortes temporais, fenômenos típicos das estações mais quentes, assustaram os moradores de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do estado, além de Londrina (Norte) e Campo Mourão (Centro-Oeste). Segundo a Copel, pelo menos 25 mil residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica em decorrência do mau tempo.

Em Campo Mourão, a tempestade durou cerca de uma hora e inundou um posto de saúde, escolas municipais e avenidas centrais da cidade. Na unidade de saúde, a laje do teto cedeu e abriu uma fresta por onde a água da chuva entrou, alagando salas e consultórios médicos. "Foi uma correria para evitar que a água molhasse os materiais e medicamentos", contou a auxiliar de enfermagem, Irene da Silva Garcia. O local, reformado há 60 dias, deve permanecer fechado para limpeza até a próxima segunda-feira.

Na Escola Municipal Gurilândia, no centro, as funcionárias foram obrigadas a cobrir a merenda escolar com lonas após as calhas entupirem. Na Avenida Tancredo Neves, que corta Campo Mourão, vários veículos pararam na pista por causa de problemas mecânicos devido ao alagamento. Em Araruna, cidade distante 20 quilômetros de Campo Mourão, todos os funcionários públicos foram dispensados ontem por causa do alagamento na prefeitura. "Além de molhar computadores e documentos, a central telefônica queimou por causa do temporal", contou a secretária Cristiane Silvestre.

Em Foz, a velocidade dos ventos variou de 60 a 75 quilômetros por hora durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências de queda de árvore. Em um dos casos, a árvore caiu sobre uma casa onde havia uma mulher e crianças, mas ninguém ficou ferido.

Em Santa Terezinha de Itaipu, 70 construções, entre casas, coberturas de ginásio e prédios públicos, foram destelhados pela força do vento. Na praia artificial, parte do telhado do restaurante ficou descoberto. O Complexo Esportivo Liberalino Benedet também teve a cobertura danificada. A Secretaria de Ação Social atendeu os moradores fornecendo telhas.

Em Londrina, três árvores caíram em uma mesma rua na zona leste. O muro de uma escola foi atingido e o pátio ficou alagado. Os fortes ventos levantaram telhas e em 4 mil residências houve falta de energia elétrica até as 22 horas de quinta-feira.

Segundo o meteorologista César Duquia, do Instituto Tecnológico Simepar, da meia-noite até as 10 horas de ontem choveu 50 milímetros (mm) em São Miguel do Iguaçu, 32,6 mm em Foz do Iguaçu e 33 mm em Guaíra. Com a instabilidade, as temperaturas caíram cerca de 10°C. Novos temporais estão previstos para diversas regiões do Paraná hoje e amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]