• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

A chuva que caiu sobre Curitiba e região metropolitana (RMC) no fim da tarde de ontem trouxe transtornos e prejuízos a moradores de vários bairros da capital e cidades vizinhas. Desde o começo do temporal, por volta das 17 horas, até às 21 horas, a Defesa Civil de Curitiba havia recebido cerca de 200 chamados de socorro – em 80 pontos de alagamento. Os bairros mais afetados foram Boqueirão, Xaxim, Bairro Novo, Portão, Cidade Industrial (CIC), Capão Raso, Hauer e Pinheirinho. Na RMC, a chuva atingiu principalmente os municípios de São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não foram registradas mortes, mas o motorista de um carro que caiu no Rio Formosa, no Fazendinha, permanecia desaparecido. Houve também o registro de pessoas ilhadas em um asilo e uma escola no Xaxim, além do desabamento de uma casa na Vila Osternack.

Durante a chuva, o trecho da BR-476, no cruzamento com o viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Hauer, mais parecia um rio, com a água a cerca de meio metro de altura. O acesso à rodovia chegou a ser bloqueado pela Diretoria de Trânsito e o movimento nas duas vias continuava lento até às 20 horas.

No Xaxim, a construção de uma ponte sobre o Ribeirão do Padilha, na Rua João Batista Zagonel Passos, e a falta de vazão pelos bueiros fez com que a água da chuva não escoasse e invadisse casas do Jardim Maringá. A água atingiu cerca de 50 centímetros de altura. "Foi tudo muito rápido. Em 30 minutos a água já estava entrando na casa", conta o comerciante Cézar Gomes dos Santos. "Tive que erguer colchão, roupas, compras. A água estava quase dentro do berço das crianças. Deixei elas em cima de um sofá", relata a dona de casa Délcia Maria dos Santos Oliveira.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, pancadas de chuva atingiram diferentes regiões da RMC e se estenderam durante um certo período. A quantidade de chuva não chegou a ser considerada significativa. "O que não é condizente ao que se viu", avalia Braun. A previsão para hoje é de dia abafado com pancadas de chuva no final da tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]