• Carregando...
Moradores do bairro Alto Boqueirão tiveram suas casas inundadas com a chuva deste domingo | Gazeta do Povo
Moradores do bairro Alto Boqueirão tiveram suas casas inundadas com a chuva deste domingo| Foto: Gazeta do Povo

VIDA E CIDADANIA | 1:19

A chuva que caiu neste domingo deixou várias casas inundadas no Boqueirão e Alto Boqueirão

A forte chuva deste domingo (8) causou alagamentos em alguns bairros de Curitiba e Região Metropolitana. O temporal, iniciado por volta das 14h, também escureceu o céu da capital e a iluminação pública precisou ser acesa. A chuva veio acompanhada de queda de granizo em alguns bairros da cidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a três ocorrências de alagamento mais graves, em que pessoas ficaram ilhadas dentro de suas casas. Em Curitiba, os bairros mais afetados foram Centro, Xaxim, Uberaba, Boqueirão e Alto Boqueirão. Em São José dos Pinhais, no bairro Cidade Jardim, também houve registro de alagamento.

A Secretaria de Trânsito registrou cinco pontos de alagamento em grandes vias da capital. Na Rua Desembargador Westphalen, próximo da esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava, uma erosão provocou a interdição parcial da faixa da direita da via, por conta de um buraco que se formou na pista.

Segundo a Copel, durante o temporal 50 mil unidades consumidoras de energia ficaram sem luz, principalmente nos bairros Sítio Cercado e Hauer. Por volta das 18h30, ainda havia cerca de 300 unidades sem luz, mas a companhia estimava que o problema seria resolvido até o fim da noite.

Ocorrências

No Boqueirão, a chuva causou estragos. Um córrego que passa na Rua 25 de Agosto transbordou e provocou o alagamento de diversas casas. Na esquina, na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, o asfalto cedeu e placas foram levantadas e carregadas pelas águas. O Corpo de Bombeiros estava na região para ajudar os moradores, que aguardam a chegada de um engenheiro da Defesa Civil para avaliar a situação.

No Alto Boqueirão, moradores das ruas Laranjeiras do Sul e Marilândia do Sul também tiveram suas casas inundadas pelas águas de um córrego que passa pela região e transbordou. Pelo menos dez famílias perderam móveis e utensílios domésticos.

Edite Alves Prestes, 56 anos, moradora da Vila Nova, no bairro Alto Boqueirão, conta que alguns netos dela quase se afogaram na correnteza da enxurrada. "Toda vez que chove forte é assim. Precisamos sair desse lugar", afirma.

De acordo com ela, hoje foi uma das piores tempestades enfrentada pelos moradores. A Vila Nova foi uma das localidades mais prejudicadas pela chuva. A área é cortada por um córrego que desemboca no Canal Belém. Quando chove forte, rapidamente as casas são tomadas pela água.

Valdir de Oliveira, 36 anos, correu para ajudar a esposa, quando viu a força da chuva. Ele estava na casa de um sobrinho quando começou a chover. "Quando cheguei a água já estava baixando", relata. Na casa dele, quase tudo foi perdido. Colchões ficaram encharcados, fogão e geladeiras ficaram submersos. "Essa foi a segunda vez neste ano", conta.

Centro Na Avenida Visconde de Guarapuava, entre a Rua João Negrão e a Travessa da Lapa, o alagamento obrigou os motoristas a reduzir a velocidade dos veículos.

A chuva, segundo o Instituto Simepar, se formou por causa do calor e da alta umidade na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]