• Carregando...

A frente fria que deixa o tempo instável no Sul do país nesta quinta-feira (8) também causou estragos no Paraná. Três cidades do estado já enfrentaram problemas por causa das fortes chuvas, de acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. General Carneiro e Palmas, no Sul do Estado, foram atingidas por alagamentos e granizos, respectivamente. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, o problema foi o granizo.

No total, 180 pessoas foram afetadas pelos prejuizos das chuvas nos três municípios. O número de pessoas desalojadas (vivendo em casas de familiares e parentes) chega a 70, segundo a Defesa Civil. Cinquenta e seis casas foram danificadas. Não há informações sobre desabrigados (pessoas removidas para abrigos comunitários).

O município mais afetado até a tarde desta quinta-feira é General Carneiro. Quarenta casas foram danificadas na cidade. A cidade também tem 50 pessoas desalojadas temporariamente, de acordo com a Defesa Civil.

Cidades em atenção

O órgão monitora também a situação nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. Chove forte e de maneira continuada nessas localidades e a Defesa Civil recebeu um alerta do Instituto Tecnológico Simepar sobre a precipitação. "A Defesa Civil foi informada, até o momento, somente das ocorrências em General Carneiro. Estamos em alerta sobre os danos que a chuva pode ocasionar em outras cidades", disse o chefe de operações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, capitão Eduardo Pinheiro.

O volume acumulado de chuvas em algumas cidades do Sul e Sudoeste do Paraná pode chegar a 90 mm na quinta-feira, principalmente nos municípios próximos à divisa do Paraná com Santa Catarina.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, explicou que o sistema que deixa o tempo instável em Santa Catarina é o mesmo que influencia as regiões Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná. "O sistema está "parado" em Santa Catarina e nessas regiões do Paraná. É por isso que a chuva não deu trégua", afirmou.

De acordo com Braun, a instabilidade deve seguir por pelo menos 24 horas. Deve voltar a chover no Paraná na tarde desta quinta-feira.

Existe possibilidade de temporais na região metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais. A chuva deve ser rápida e cair em pontos isolados.

Fim de semana

Para os próximos dias a tendência é que as a frente fria se afaste para o mar, de acordo com o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. As chuvas mais fortes, que se concentram entre o Sul e Sudoeste do Paraná, na divisa com Santa Catarina, devem persistir até a parte da manhã de sexta-feira (9).

"Durante a tarde a tendência é que as precipitações sejam mais fracas nessas regiões mais afetadas", explica o meteorologista. No sábado (10) e domingo (11), a nebulosidade permanece nessas regiões, com ocorrência de chuvas fracas e ocasionais.

As temperaturas devem ser mais amenas, mas não esfria muito no Paraná, de acordo com o meteorologista. No sábado (10), a mínima prevista para Curitiba é de 9°C. As cidades do Sul do Estado devem registrar as menores temperaturas, com mínimas que podem chegar a 6°C.

Rodovias

Segundo a Defesa Civil, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, a queda uma barreira no km 667 da BR-376, sentido Curitiba, deixou o trânsito em meia pista, mas a rodovia não foi bloqueada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]